• Carregando...
Aeroporto da ilha de Santa Helena já opera, mas só com um tipo de avião específico (Foto: Divulgação)
Aeroporto da ilha de Santa Helena já opera, mas só com um tipo de avião específico (Foto: Divulgação)| Foto:

Famosa na História, a ilha de Santa Helena é conhecida por ter sido a última prisão onde ficou e morreu Napoleão Bonaparte. Localizada no Atlântico Sul, a ilha pertence à Grã Bretanha e, em 2016, inauguraria o primeiro aeroporto, que custou cerca de R$ 1,4 bilhão ou 295 milhões de libras esterlinas. Apesar do investimento, o aeroporto não pode receber aviões comerciais, porque a aterrissagem é uma tarefa impossível.

A grande inauguração, prevista para o dia 21 de maio de 2016, seria marcada pelo pouso de um avião Boeing 737 da British Airways, com o príncipe Edward a bordo. Testes de segurança mostraram, no entanto, que aviões comerciais não poderiam pousar porque o vento perto da pista era muito imprevisível. E o governo havia sido avisado dessa condição logo quando o projeto foi concebido, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

O novo terminal: com a abertura, a possibilidade de um boom turístico na ilha no Atlântico Sul. (Fotos: Divulgação)
O novo terminal: com a abertura, a possibilidade de um boom turístico na ilha no Atlântico Sul. (Fotos: Divulgação)

Moradores da ilha, animados com o novo aeroporto, investiram em hoteis e atrações prevendo um boom turístico e, desde então, temem prejuízos com a falta de liberação do aeroporto.

Em janeiro deste ano, no entanto, uma manobra com um E190, da Embraer Commercial Aviation, deu certo e conseguiu pousar de forma satisfatória na ilha, conforme anunciou o jornal do Ar. O avião é um bimotor, de curto alcance, capaz de transportar de 80 a 124 passageiros. Veja o vídeo do pouso-teste:

Benefícios 

Para as 4.100 pessoas que vivem em Santa Helena, o terminal significa voos para o continente africano, o que reduziria o tempo de viagem a algumas horas em vez de quatro dias ou mais por mar até a Cidade do Cabo, na África do Sul. Detalhe: hoje, apenas a bordo do RMS Santa Helena, um antigo navio do Correio Real, um dos últimos existentes (a embarcação, inclusive, seria aposentada em 2017, mas essa a data agora poderá ser revista).

Área de check-in do aeroporto vazia (Foto: Divulgação)
Área de check-in do aeroporto vazia (Foto: Divulgação)

História

Cheia de penhascos vulcânicos com altura de 800 metros acima do nível do mar, Santa Helena mede apenas 122 quilômetros quadrados – menos do que o centro de Paris. Desabitada quando descoberta pelos portugueses em 1502, a ilha passou para o domínio britânico em 1659. Em sua capital, a pequena Jamestown, está o único porto, além de boa parte dos pequenos hotéisrestaurantes e comércio.

Em 1815, Napoleão Bonaparte foi banido para a ilha até sua morte, em 1821. Depois dele, o rei zulu Dinizulu kaCetshwayo foi mandado para lá, em 1890. A política colonial da ilha, como lugar de exílio continuou até recentemente, quando três príncipes do Bahrein, que se opunham à política britânica para o Oriente Médio, foram enviados para lá em 1957 .

 

Placa lembra e homenageia aquele que foi o “morador” mais famoso da ilha. (Foto: Divulgação)
Placa lembra e homenageia aquele que foi o “morador” mais famoso da ilha. (Foto: Divulgação)

O local mais próximo de Santa Helena é a Ilha da Ascenção, outro território britânico, localizado a 1,2 mil km. Angola fica a 2 mil km e a costa do Brasil, a 2,9 mil km.

LEIA TAMBÉM

>>> Teatro, mergulho e robótica: cursos com desconto para assinantes da Gazeta do Povo

>>> Primeiro parque aquático adaptado a pessoas com deficiência tem entrada franca

>>> É possível ver neve no Brasil. Veja os locais e o que fazer enquanto espera

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]