Turismo

Empresa do Paraná constrói estátua de Santa Paulina de 46,5 metros

Roberto Couto
05/06/2016 22:00
Thumbnail

Os moldes do rosto e da mão direita impressionam pela dimensão: só o do rosto e véu mede sete metros. Fotos: Camilo Damázio/Arquivo pessoal.

A empresa paranaense MK Construções, com sede em União da Vitória, se prepara para erguer uma gigantesca estátua de Santa Paulina no município de Imbituba, no litoral sul de Santa Catarina. Com 46,5 metros de altura, o monumento deverá ser finalizado em setembro de 2018 e a prefeitura local está investindo R$ 4,8 milhões no projeto, que também inclui um complexo religioso. Será a segunda maior estátua religiosa do Brasil, atrás apenas da imagem de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz (RN), com 56 metros de altura. A imagem tem a missão de incluir a cidade catarinense na rota do turismo religioso no Brasil.
LEIA TAMBÉM
As obras de preparo do terreno em Santa Catarina pela MK Construções, que já tinha sido responsável pela construção da estátua de Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia (no oeste do Paraná), tiveram início em abril deste ano. “Os moldes artísticos (rosto, peitoral, as duas mangas, a mão com a bíblia, a outra mão e o crucifixo), que foram criados pelo artista plástico Marcelo Francalacci, já estão 95% executados. O serviço de terraplanagem da área foi concluído pela construtora do Paraná. A fase seguinte será a construção da estátua, que inclui o corpo e a colocação dos moldes”, salienta Camilo Damázio, presidente da Associação dos Peregrinos de Santa Paulina, que acompanha o andamento do projeto.
Primeiro milagre
O monumento está sendo erguido em Imbituba, pois foi no município catarinense que ocorreu o primeiro milagre atribuído a Santa Paulina: a cura de Eluisa Rosa de Souza, grávida de sete meses, que sofria de uma hemorragia interna considerada irreversível pelos médicos. Canonizada em maio de 2002, Amabile Lucia Visintainer nasceu no norte da Itália em 1865 e veio ao Brasil com dez anos de idade para se tornar freira.
Além da estátua que será colocada no alto do Morro do Mirim, a 280 metros de altura, está previsto um complexo turístico de 17 mil metros quadrados, com representações de 15 estações da via-sacra e um museu que recontará a trajetória da santa. A imagem precisará ser montada e transportada em sete pedaços diferentes. Os moldes do rosto, peitoral, mão direita, mão segurando a bíblia, crucifixo e duas mangas da roupa impressionam pela dimensão – só o rosto mede sete metros.
Após a inauguração da obra, a Santa Paulina de Imbituba entrará no rol das três maiores esculturas religiosas do Brasil. Hoje, o Cristo Redentor, com seus 38 metros, é a segunda estátua mais alta. Isso, é claro, até 2018.