Turismo

Aeroporto central de Buenos Aires continuará a receber voos de Curitiba por mais um ano

Redação
06/04/2018 17:26
Thumbnail

Curitibanos que forem a Buenos Aires poderão descer no aeroporto central da capital argentina por mais um ano (Foto: Wikimedia Commons)

Voos com origem de Curitiba, São Paulo, Assunção, no Paraguai, e Santiago do Chile terão mais um ano de prazo para pousarem no Aeroparque Metropolitano Jorge Newbery, na região central da capital argentina, Buenos Aires.
Em julho de 2017, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) argentina havia decidido que nenhum voo regional, com exceção do Uruguai, teria mais a permissão para pousar no aeroporto central, deixando-o apenas para voos nacionais. Todos os demais voos internacionais deveriam ser transferidos ao aeroporto Ministro Pistarini, em Ezeiza, e a mudança ocorreria em dois momentos, sendo o primeiro a partir de abril de 2018. O segundo, a partir de abril de 2019.
Um atraso na programação, no entanto, fez com que a primeira etapa da mudança de aeroportos passasse a valer a partir de maio deste ano — o que beneficiou os brasileiros vindos de Curitiba e São Paulo, que ganharam mais um ano para as adaptações, conforme informou a imprensa local, no começo de abril. A segunda etapa da mudança continua para abril de 2019.
Brasileiros que saírem de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador chegarão ao aeroporto de Ezeiza, pelos voos da Aerolíneas Argentinas e Austral. Latam e Gol, outras companhias que atuam nos aeroportos brasileiros com voos para a capital argentina, também serão afetadas com a mudança. Latam tem três voos de Buenos Aires a São Paulo e a Gol terá uma redução rotativa dos três voos diários também para a capital paulista.

Mudança motivada pelos turistas

A chegada das empresas low cost e o aumento no tráfego de turistas motivou a mudança dos aeroportos em Buenos Aires. A ANAC estima que, atualmente, a operação do Aeroparque tem uma circulação média de 360 movimentos diários, entre pousos e decolagens, dos voos comerciais. Dos voos privados, a média é de 50 movimentos diários.
Como o aeroporto Newbery não tem capacidade para aumentar o número de voos e de passageiros, os voos internacionais deverão ser encaminhados exclusivamente ao Ezeiza.

Aumento no tempo de viagem

Como o aeroporto Ministro Pistarini está localizado na cidade de Ezeiza, região metropolitana de Buenos Aires, a cerca de 40 km do centro da capital, o tempo que os passageiros passarão com o translado para o aeroporto pode chegar a duas horas – dependendo do trânsito na capital portenha. Em horários fora do pico, como fim da noite e madrugada, o trajeto é realizado em pouco mais de meia hora.
LEIA TAMBÉM