Turismo

Voo direto de Curitiba para Assunção já tem data para começar a operar

Rodrigo Batista, especial para a Gazeta do Povo
13/12/2017 06:00
Thumbnail

Foto: Divulgação. | Gazeta

A partir deste domingo (17), Curitiba terá voos internacionais diretos (sem escalas) para a cidade de Assunção, capital do Paraguai. Serão quatro voos semanais (de ida e volta) operados pela companhia aérea boliviana Amaszonas — o evento inaugural dos voos acontece nesta quarta-feira (13),  no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.
Os voos terão duração de 1h20 a 1h30, segundo site da companhia. Os interessados  já podem realizar a compra das passagens aéreas também por meio do site, e custam a partir de R$ 252,35 (na categoria Super Promocional), além das taxas de embarque e impostos.
Segundo o gerente de relações institucionais da companhia, Eddy Luis Franco, esta rota entre as duas cidades foi estudada anteriormente a sua implantação e verificou-se a necessidade de conexão devido a três pontos: negócios, turismo e compras. “Verificamos que o setor corporativo tinha uma demanda e uma série de negócios entre as duas cidades. Antes da conexão, para ir de uma cidade para outra, era necessário fazer escalas em São Paulo, o que fazia a viagem demorar”, explica.
Quanto ao turismo, segundo Franco, muitas pessoas saem do Paraguai para visitar tanto Curitiba quanto outras cidades do Paraná e principalmente o litoral do estado. “Isso também gera oportunidade para atender ao turismo de compras”, explica. Conforme a demanda cresça, o número de voos semanais pode aumentar para Assunção, segundo Franco.
Voo para Assunção vai durar pouco mais de uma hora. Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo.
Voo para Assunção vai durar pouco mais de uma hora. Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo.
Os voos entre as duas cidades — tanto a partir do Aeroporto Afonso Pena quanto os operados do Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi — serão executados no período da tarde. Os voos de ida acontecem aos domingos, segundas, quartas e sextas-feiras, com saídas do Afonso Pena às 17h20 e chegada em Assunção às 17h50 (horário do Paraguai). O voo de volta sai do Paraguai às 14h20 (também no horário paraguaio) e chega às 16h40 em Curitiba (horário de Brasília).

Ampliação de investimentos

Por meio de uma subsidiária da empresa boliviana no Uruguai, a Amaszonas tem planos para uma rota sem escalas de Montevideo para a capital paranaense, ainda sem data certa para iniciar as operações. A empresa, segundo o gerente de relações institucionais, também possui um plano para conectar a capital paraguaia a diversos destinos na América do Sul, o que inclui o Brasil. Neste mês de dezembro, começam a operar, além da rota para Curitiba, voos diretos de Assunção para Porto Alegre (RS) e para Campo Grande (MS). Em 2018, há planos da empresa de colocar em operação voos de Assunção diretos para Campinas (SP) e para o Rio de Janeiro (no Aeroporto do Galeão).

Voos para Miami

Este será o segundo voo internacional direto de Curitiba. Além da Amaszonas, a Aerolineas Argentinas também possui voos diários entre Curitiba e o Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, sem escalas. As companhias aéreas brasileiras Latam, Gol e Azul não possuem voos diretos que partem de Curitiba.
Até fevereiro de 2016, a companhia American Airlines operava voos entre Curitiba e Miami. O trajeto incluía também a cidade de Porto Alegre (os voos saiam de Miami, chegavam ao Aeroporto Afonso Pena e seguiam para o Aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha, de onde retornavam para Miami).
Porém, a companhia encerrou os voos para Curitiba por causa da baixa lucratividade.
LEIA TAMBÉM