Turismo

Depois de Curitiba, é a vez de Porto Alegre perder voo direto da American Airlines para Miami

Roberto Couto
02/02/2016 14:49
Thumbnail

A linha que liga Miami a Curitiba e Porto Alegre é operada com um um Boeing 767-300, configurado para 212 passageiros.

Não são apenas os curitibanos que estão perdendo o voo direto da American Airlines entre Curitiba e Miami (EUA). Agora é oficial: a linha entre Porto Alegre e Miami, que inicialmente seria mantida, também está sendo encerrada. No dia 2 de março, ocorre o derradeiro voo saindo de Miami rumo à capital gaúcha e, no dia 3 de março, o último voo de Porto Alegre para a cidade da Flórida.
Segundo o comunicado da empresa: “A American Airlines avalia sua malha aérea e realiza estudos aprofundados, que incluem desempenho de mercado e cenário competitivo, para garantir o melhor aproveitamento de sua frota e tripulação em toda a sua rede de voos e maximizar a sua rentabilidade. Esse extenso planejamento é realizado com um objetivo em mente: torna-se uma companhia mais forte. Como resultado dessa avaliação, a American não irá mais operar voos para Curitiba, a partir de 11 de fevereiro de 2016. No início de março de 2016, a American não irá mais operar voos entre Miami e Porto Alegre (POA). O último voo entre Miami e Porto Alegre será realizado em 2 de março e o último voo entre Porto Alegre e Miami será realizado em 3 de março. A American continua a ser a maior companhia entre dos Estados Unidos e Brasil, com sete destinos atendidos no país: Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro“.
Curitiba
No dia 11 de fevereiro, ocorre o último voo direto da American Airlines de Curitiba para Miami (EUA). E quem quiser embarcar na viagem final a partir do Aeroporto Afonso Pena (em São José dos Pinhais), sem precisar fazer conexões (em Guarulhos ou Galeão, por exemplo), ainda consegue comprar bilhetes. Os tickets de ida e volta do voo AA 203, que sai às 9h14 do dia 11, custam a partir de R$ 2.628 no trecho entre a capital paranaense, escala em Porto Alegre e a cidade da Flórida.
Quando anunciou o fim da rota Curitiba- Miami, em outubro do ano passado, a American informou que o fim da operação está sendo feito para otimizar a frota e a tripulação, além de garantir maior rentabilidade e tornar a companhia mais competitiva.  A empresa, no entanto, manteria a rota Porto Alegre-Miami. Vale lembrar que, além dos atrasos frequentes da linha, passageiros da AA reclamam das condições da aeronave que opera o trecho, um Boeing 767-300, configurado para 212 passageiros, em duas classes  (28 assentos na Executiva e 184 assentos na Econômica). Para os viajantes de Curitiba, no entanto, o desembarque direto na cidade, na volta da viagem, sempre compensou o desconforto do Boeing antigo.