• Carregando...
Em Buenos Aires, tour mostra a vida do Papa Francisco
| Foto:

Porto Madero, Recoleta, Calle Florida, Túmulo de Evita, Palermo, Caminito. Além dos clássicos passeios, Buenos Aires oferece um interessante programa que relembra a trajetória de seu filho mais ilustre, o Papa Francisco. São, na realidade, três tours guiados dedicados ao pontífice argentino: dois realizados a pé (pelos bairros de Monserrat e Flores) e o terceiro de ônibus, este último mais abrangente e que iremos detalhar nesta matéria. Todos são gratuitos.

Em Buenos Aires, tour mostra a vida do Papa Francisco

LEIA TAMBÉM

10 destinos para viajar de carro no Paraná e Santa Catarina

Novo banco de avião vira cama na classe econômica

Conheça o aeroporto mais perigoso do mundo

Quem optar por fazer o percurso de ônibus, oferecido sábados, domingos e feriados, às 9 horas e às 15 horas, poderá conhecer vários pontos ligados a trajetória de Francisco, que se espalham por quatro bairros da capital do país vizinho (Flores, Villa Devoto, San Nicolás e Monserrat). Mas é bom saber que só há duas paradas ao longo das três horas em que dura o passeio, o que impossibilita tirar fotos e conhecer o interior de vários locais. Além disso, diferente dos passeios a pé, o giro de ônibus precisa ser reservado por email (circuitopapal@buenosaires.gob.ar).

Flores

O passeio em ônibus fechado parte da Basílica de San José de Flores, para onde volta no fim do passeio. Foi lá que, aos 17 anos, Jorge Bergoglio descobriu a vocação, em meio a uma conversa com um sacerdote. O circuito segue até o número 531 da rua Membrillar, também no bairro de Flores. Trata-se da casa onde Francisco viveu os primeiros anos com a família (os pais e quatro irmãos). Hoje uma placa indica que o papa viveu na residência.

Em Buenos Aires, tour mostra a vida do Papa FranciscoEm Buenos Aires, tour mostra a vida do Papa Francisco

Ainda em Flores, o tour passa pelo Instituto Nuestra Señora de la Misericordia, escola em que o menino Jorge iniciou os estudos e também fez a primeira comunhão. O ônibus segue até a Praça Herminia Brumana, onde ele costumava jogar bola com os amigos; a escola Pedro Antonio Cerviño, onde cursou o Ensino Fundamental; a Vicaría (Vicariato) de Flores, lugar em que foi ordenado bispo, em 1992; e a Escuela Hipólito Yrigoyen, onde obteve o título de técnico químico.

Em Buenos Aires, tour mostra a vida do Papa Francisco

Villa Devoto

A penitenciária de Devoto também faz parte do circuito papal, já no bairro Villa Devoto. O local foi incluído, pois, quando era arcebispo de Buenos Aires, Bergoglio benzeu a capela e algumas obras realizadas no local. O ônibus segue o percurso até o Seminário Metropolitano de Buenos Aires, onde o papa ingressou aos 22 anos, dirigindo-se em seguida para a Igreja de San José del Talar. Essa é uma das paradas do tour papal, pois é um ponto de peregrinação religiosa por causa da imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, trazida da Alemanha na década de 1980, com a ajuda do papa.

Em Buenos Aires, tour mostra a vida do Papa Francisco

San Nicolás

O giro segue para o bairro de San Nicolás onde está a Plaza Estado del Vaticano, inaugurada em 2012. Também será a chance de conhecer a Catedral Metropolitana, com sua bela fachada neoclássica, o segundo ponto de parada do passeio. O próximo destino do tour é a sede da Arquidiocese de Buenos Aires, que foi residência e lugar de trabalho do então cardeal até sua nomeação como papa. Outro local de interesse é o Colegio del Salvador, onde Francisco deu aula de Literatura e Psicologia nos anos 1960.

Em Buenos Aires, tour mostra a vida do Papa Francisco

Monserrat

A Basílica de San Carlos y María Auxiliadora, onde Jorge Bergoglio foi batizado em 1936, é outra atração do circuito. O giro, agora pelo bairro de Monserrat, inclui o Colégio Sagrado Corazón, onde passou seus últimos anos Martha Pereyra Iraola, religiosa devota que Francisco iniciaria o processo de beatificação e de canonização. E, antes de retornar ao ponto de partida, na Basílica de San José de Flores, o ônibus passa pela sede do Club Atlético San Lorenzo, time do coração do Papa Francisco.

 

 SERVIÇO

  • Tour do Papa de ônibus. Sábados, domingos e feriados, às 9 horas e às 15 horas. Visita gratuita. Duração: 3 horas. Ponto de partida e de chegada: Basílica San José de Flores. Vagas limitadas, inscrição por email: circuitopapal@buenosaires.gob.ar.
  • Tour do Papa por Flores (a pé). Todas as quintas-feiras, às 15 horas. Ponto de partida: Basílica San José de Flores. Duração estimada: 1h30. Visita gratuita a pé. Não é preciso inscrição. Em caso de chuva, o passeio é suspenso.
  • Tour do Papa por Montserrat (a pé). Todas as terças-feiras, às 15 horas. Ponto de partida: Av. Rivadavia y San Martín (esquina da catedral). Duração: 1h30. Passeio gratuito. Não é preciso inscrição. Em caso de chuva, o passeio é suspenso.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]