Turismo

Conheça o parque argentino totalmente inspirado em uma aldeia medieval

Redação
14/08/2017 18:00
Thumbnail

Foto: PnP!/Visual hunt | Pablo Pecora

Que tal um passeio dos mais interessantes nos arredores de Buenos Aires que não é muito conhecido nem entre os próprios portenhos? Localizada em González Catán, a cerca de 35 quilômetros da capital argentina, Campanópolis é um parque inspirado em uma “aldeia medieval” — mas é algo além disso.
Embora seja apresentado sob esta temática, o lugar não almeja rigor histórico: é uma aldeia de construções livremente inspiradas pela arquitetura europeia da época, unidas essencialmente pelas ideias de Antonio Campana, idealizador de Campanópolis (o nome do parque toma emprestado o sobrenome do fundador).
A história aumenta a magia do lugar: o empresário comprou a propriedade para criar gado em 1976, mas a perdeu no começo dos anos 1980, quando o terreno foi expropriado para ser usado como aterro sanitário da região metropolitana.
Diagnosticado com uma doença terminal e impossibilitado de usar a área para o propósito original devido aos danos ambientais causados pelo lixão, Campana decidiu vender suas empresas e terminar seus dias construindo uma aldeia medieval.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O idealizador da vila acabou sobrevivendo 20 anos além do diagnóstico terminal inicial enquanto recuperava o terreno e levantava os castelos e casas de Campanópolis usando material de demolição.
Além de reforçar o ecletismo e a singularidade do estilo arquitetônico usado por Campana — que, segundo contou um de seus herdeiros ao jornal argentino “La Nación”, era um admirador de Antoni Gaudí (1852–1926) — os restos de antigos casarões e as velharias que Campana resgatou tornaram Campanópolis um sítio de interesse cultural, com vários itens de valor histórico e arquitetônico.
Foto: PnP!/Visual hunt
Foto: PnP!/Visual hunt
Serviço
O fato de estar em uma localização mais remota e não ser um destino consolidado também tem seus poréns: o local não oferece muitas facilidades aos turistas e precisa de algum planejamento para ser visitado.
As visitas guiadas são feitas somente aos sábados, das 9h às 13h. As reservas são feitas no site oficial e pelo celular 15-3063-3000 de segunda a sexta, das 9h às 16h. O ingresso custa $200 pesos argentinos (cerca de 35 reais). Campanópolis fica na Calle Bariloche, 7.200 (na altura da Ruta Nacional 3 —Km 31,200). Mais informações: campanopolis.com.ar.