Turismo

Empresa tem cruzeiros da Europa ao Brasil a partir de R$ 6 mil para duas pessoas

Guilherme Grandi
12/04/2018 18:07
Thumbnail

Os roteiros de travessia permitem conhecer vários destinos em apenas uma viagem. Foto: divulgação.

A empresa de cruzeiros MSC está com passagens promocionais à venda para a travessia transatlântica entre a Europa e o Brasil em novembro deste ano. São três navios que virão à América do Sul para a temporada de verão 2018/2019, e que podem trazer ‘de carona’ passageiros que queiram conhecer vários destinos em apenas uma viagem.
Os navios vão zarpar a partir do dia 4 de novembro dos portos de Marselha (França) e Gênova (Itália) em travessias de 18 a 20 noites, com diversas paradas entre a Europa, norte da África e nordeste do Brasil. Os pacotes promocionais começam em R$ 6.599 com segundo hóspede grátis até o dia 30 de abril, e incluem a passagem aérea de ida até a cidade portuária, uma diária de hotel na noite que antecede o cruzeiro e o transfer até o local de embarque.
Quem comprar o pacote Explorer da MSC, que é um dos mais completos, terá três excursões pré-selecionadas em diferentes destinos, 30% de desconto no serviço de lavanderia e pacote de bebidas durante as refeições.
O Seaview é um dos mais novos navios da MSC, e será inaugurado na metade deste ano. Foto: divulgação.
O Seaview é um dos mais novos navios da MSC, e será inaugurado na metade deste ano. Foto: divulgação.

Navios e roteiros

A travessia transatlântica será realizada por três navios da companhia: Seaview, Fantasia e Poesia. Em todos eles há paradas nos três continentes, e pelo menos cinco dias navegando sem parar.
O primeiro a sair será o Fantasia, no dia 4 de novembro na cidade italiana de Gênova. São 20 noites de cruzeiro com 12 paradas no caminho até o Rio de Janeiro. O roteiro inclui cidades como Marselha (França), Barcelona e Málaga (Espanha), Casablanca (Marrocos), Santa Cruz de Tenerife (Ilhas Canárias) e Salvador (Brasil).
O navio possui cinco piscinas, 12 hidromassagens, restaurantes de culinária mediterrânea e internacional, bares, teatro, cinema 4D e simulador de Fórmula 1. Este navio ainda oferece um upgrade de cabine interna para externa e de externa para varanda.
Uma semana depois começa a viagem do Poesia a partir do porto de Marselha, na França, no dia 12 de novembro. No roteiro, 20 noites de viagem, com dez paradas e períodos maiores de navegação e passagem por cidades que ainda estão sendo descobertas pela grande maioria dos turistas, como La Valetta (Malta), Genova (Itália) e Valência (Espanha).
O cruzeiro, que encerra a viagem na cidade de Santos, disponibiliza aos turistas três piscinas e uma tela de cinema à beira mar. Conta ainda com três restaurantes, bares, teatro e spa.
O último navio da MSC a fazer a travessia é o Seaview, embarcação que será inaugurada no dia 2 de junho — parte do porto de Gênova, na Itália, no dia 18 de novembro. São 18 noites com nove paradas entre a Europa e o Brasil, entre elas a histórica Cádis (Espanha), Lisboa (Portugal), Funchal (Ilha da Madeira), Búzios (Brasil) e encerramento em Santos.
A nova embarcação será uma das maiores a navegar no litoral brasileiro na próxima temporada de verão, com decks de passeio mais próximos do nível do mar. Ele terá três piscinas (sendo uma de categoria superior, para uso privativo do MSC Yatch Club), dez bares e restaurantes, spa e outras comodidades.
Confira no site da companhia as opções completas de roteiros e preços dos pacotes.
Longas viagens de navio possuem vantagens e desvantagens. Foto: divulgação.
Longas viagens de navio possuem vantagens e desvantagens. Foto: divulgação.

Cuidados ao fazer um longo cruzeiro

Uma das facilidades de se fazer uma longa viagem de navio é a de não precisar embarcar e desembarcar de aviões e nem mesmo enfrentar longas filas em setores de imigração. A companhia retém o passaporte no primeiro dia e só o devolve no desembarque do último porto. Neste meio tempo, a entrada nos países é feita através de um cartão de identificação entregue no check-in do navio.
Há ainda a vantagem de que a mudança de fuso horário é feita gradativamente (em média, 30 minutos a uma hora a cada noite na saída da Europa). Ou seja, o efeito do  jet lag acaba minimizado.
Há também uma grande variação de temperatura nas travessias transatlânticas por conta da troca de hemisférios (norte-sul). Antes de arrumar a mala, é recomendável pesquisar as condições climáticas dos destinos para saber que tipo de roupa levar. Também é importante levar trajes sociais, pois sempre há pelo menos uma noite de gala com a presença do capitão do navio.
E não se esqueça de avisar a operadora de cartão de crédito que estará em uma viagem de múltiplos destinos: todos eles devem ser especificados.

Contratempos

Por outro lado, algumas pessoas podem sentir dor de cabeça e enjoos por causa do balanço do navio, além de um mal-estar maior nos longos dias de navegação — os cruzeiros transatlânticos costumam passar de quatro a seis dias em alto-mar, sem parar em nenhum porto.
Pacientes com labirintite e outras doenças correlatas precisam consultar seus médicos para uma avaliação (para ver se podem ou não fazer este tipo de viagem), e usuários de medicamentos de uso contínuo controlado devem ter uma carta emitida pelo profissional explicando o motivo da administração do remédio.
Tomando estes cuidados, a sua viagem transatlântica será mais tranquila e proveitosa.
LEIA TAMBÉM: