Turismo

Escolha o seu destino para o feriado religioso de 12 de outubro

Da redação
05/10/2015 08:00
Thumbnail
O Santuário Nacional, localizado em Aparecida (SP), recebe anualmente mais de 10 milhões de visitantes. (Fotos:Divulgação)
“Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar”, ensina Gilberto Gil na canção “Andar com Fé”, e é com a espiritualidade na bagagem que muita gente opta pelo turismo religioso no Brasil e exterior. Só em Salvador (BA), são 372 igrejas para visitar. A mais famosa, a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, chega a ter oito missas em um só dia. No interior do templo, há a Sala dos Milagres, local em que os devotos deixam fotos e réplicas do corpo humano em agradecimento às promessas e curas. Do lado de fora, as fitinhas do Senhor do Bonfim fazem sucesso – os fiéis amarram no pulso com três nós, fazendo um pedido para cada. Quando a fita se rompe, significa que os desejos serão atendidos.
A famosa escadaria da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, em Salvador.
A famosa escadaria da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, em Salvador.
O Santuário Nacional, localizado em Aparecida (SP), é considerado o maior do mundo. Construída em 1955 para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a igreja recebe romarias diariamente – só no ano passado foram mais de 12 milhões de visitantes. E é possível fazer o Caminho da Fé, que tem 17 pontos de partida, mas todos convergem para a cidade paulista. A rota mais extensa sai de São Carlos (SP), passa por 29 cidades e tem 541 km, totalizando 17 dias de caminhada.
Madre Paulina
Em Nova Trento (SC), o destaque é o Santuário Santa Paulina, em que é possível rezar e apreciar a natureza. Há a peregrinação Caminhos de Santa Paulina – que tem 30 quilômetros de distância, percorridos em 12 horas de caminhada. Neste ano, será realizada no dia 13 de junho (saiba como participar no serviço ao fim desta reportagem).
Índia
Terra de Buda e de Gandhi, o país atrai pelo misticismo e é perfeito para quem quer fazer uma viagem inspirada no filme Comer, Rezar, Amar (2010). A caótica e vibrante capital Nova Délhi tem monumentos como a mesquita Jama Masjid e o Forte Red, além de muitos cafés, restaurantes e lojas. Em Jaipur, a visita obrigatória é o Forte Amber e em Agra, além do forte de mesmo nome, há o Taj Mahal (foto). Construído às margens do Rio Jamuna, o monumento reúne os estilos indiano, persa e islâmico, e desde 1983 é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Roma
Sede da Igreja Católica, a capital italiana é parada obrigatória para quem busca a renovação da fé. Além dos palácios papais, na Cidade do Vaticano há a Basílica de São Pedro, que abriga um acervo único com obras-primas de artistas como Bernini e Michelângelo. Se quiser visitar a Capela Sistina, reserve 30 minutos para ir a pé.
Shikoku (Japão)
Com cerca de 1,4 mil quilômetros de extensão e 88 templos budistas, a ilha de Shikoku, no Japão, tem outra famosa rota de peregrinação. Acredita-se que quem caminha por lá pode se livrar de 88 paixões terrenas, aproximando-se da salvação. É possível fazer o percurso de trem, carro ou de bicicleta. Se optar por fazer a rota a pé, serão aproximadamente 60 dias!
Lourdes (França)
No Sudoeste da França, desde 1862 Lourdes atrai fiéis em busca de curas milagrosas, por conta da aparição da Virgem Maria na gruta de Massabielle. Além da Basílica do Rosário e do Santuário de Notre-Dame de Lourdes, há a igreja subterrânea São Pio X (foto), que tem capacidade para 25 mil pessoas e é decorada com telas e vitrais que representam santos e beatos.
Fátima (Portugal)
A cidade é o centro religioso onde há o Santuário de Fátima, construído após a aparição de Nossa Senhora em 1917. Para quem deseja peregrinar a pé, a igreja tem hospedagem gratuita, por ordem de chegada, no dia 11 de junho, julho e setembro. Em agosto e outubro, no dia 10. Fora das datas, é possível reservar alojamento com antecedêncianeste site.
Jerusalém (Israel)
A capital israelense, Jerusalém, atrai turistas de diferentes credos e nacionalidades. A religiosidade está por toda parte, e é possível ouvir os cânticos de um Bar-Mitzvá no Muro Ocidental, ir às margens do Mar Vermelho pelo mesmo caminho utilizado por Moisés na fuga ao Egito, caminhar pela Cidade Velha, peregrinar até o Monte Sinai ou visitar Belém.
Santiago de Compostela (Espanha)
Há oito séculos o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, é o destino favorito de peregrinos que buscam momentos de reflexão e oração. O percurso pode ter início na Itália, Alemanha, Suíça ou Holanda, mas todos seguem para a fronteira espanhola. De lá, há o principal caminho, que é o francês, e um mais antigo, chamado de asturiano ou norte. Qualquer um dos trajetos leva à capital da Galícia, Santiago de Compostela, que tem como atração a catedral construída em homenagem ao apóstolo Santiago El Mayor.