• Carregando...
Eterno dilema: gorjetas ao redor do mundo
| Foto:

O site inglês The Mirror reuniu boas dicas para quem pretende viajar ao exterior e sempre tem dúvidas de quanto e quando dar  gorjetas ao redor do mundo. O texto não traz informações sobre o Brasil e as américas Central e Latina, mas vale lembrar que por aqui, geralmente, os fregueses de bares e restaurantes pagam uma taxa de 10% inclusa no total final da conta. No Peru, Argentina, Uruguai, Chile e Costa Rica, os 10% também são sempre somados na hora de pagar a conta e, por isso, garçons e estabelecimentos não esperam nada a mais do visitante. No Caribe, em lugares que usam o sistema americano (gorjeta acrescentada no cartão de crédito), paga-se à americana: 15%. Nos territórios ligados à França (St. Martin e St. Barth), a gorjeta é 10% e já vem incluída. Em Punta Cana teoricamente não se dá gorjeta, porque está tudo incluído. Para os taxistas, uma observação: o mais comum é arredondar o valor indicado pelo taxímetro e não exigir o troco.

 

Estados Unidos

Os garçons e garçonetes sempre esperam gorjeta, então entre 15% e 20% é o valor ideal. Pagar 25% mostra que o serviço foi muito satisfatório, mas não dar nenhuma gorjeta, você corre o risco de ser acompanhado até a porta do restaurante por um garçom muito infeliz esperando saber o que eles fizeram de errado com o turista. Nos bares, dê US$ 1 por drinque, a mesma regra vale para os taxistas, desde que a corrida seja pequena, e também para os trabalhadores dos hotéis por cada bagagem carregada.

França

De acordo com a lei francesa, os restaurantes adicionam 15% do valor consumido na conta, mas os garçons ficam felizes com alguns trocados extras também. Em táxis, bares e hotéis, a lei não se encaixa, mas as pequenas gorjetas são bem vindas.

Itália

Os restaurantes incluem 10% na conta, mas bares, taxistas e porteiros de hotéis não as pedem, mas sempre aguardam por uns euros extras.

Espanha

Nos restaurantes, além do serviço, incluir 5 ou 10% em dinheiro é sempre esperado. Em bares, deve-se dar 0,20 de euro por drinque consumido e, nos hotéis, dê sempre 1 euro por bagagem carregada ou por serviço prestado no quarto. Os taxistas não esperam gorjeta, por isso, fique à vontade para decidir.

Croácia

Dar gorjeta é apreciado, mas não é uma regra, nem os trabalhadores esperam por ela. Por isso, ofereça o troco como dinheiro extra e, nos restaurantes, 10% é o ideal.

Grécia

A gorjeta é opcional e normalmente eles não esperam recebê-la. Sendo assim, em bares, táxis e hotéis, é uma decisão de cada turista dar ou não uma pequena quantidade extra de moedas. Nos restaurante, o serviço vai junto com a conta, mas é educado dar um pouco mais.

Turquia

Os restaurantes mais simples, incluem de 5 a 10% nas contas e, os de luxo, somam entre 10 e 15% no valor consumido. Nos hotéis, deve-se dar cerca de 1 lira turca para cada pessoa que prestou serviço. Em táxis e bares, as gorjetas não são esperadas.

Austrália e Nova Zelândia

Nos dois países da Oceania, os trabalhadores são muito bem remunerados por isso dar gorjeta não é uma prática vista com bons olhos. Mas, se receber um atendimento excelente, tente pagar 10% extras e provavelmente verá o garçom ficar desconfortável em pegar o dinheiro.

África do Sul

É quase obrigatório dar gorjeta neste país, visto que é uma demonstração de gratidão pelo serviço prestado. No entanto, a quantidade de dinheiro extra não é importante.

Egito

As gorjetas são muito apreciadas e as pessoas preferem ganhar em dólares do que na moeda local. Mesmo depois de dar 10% como extra, o turista pode ainda ouvir reclamações, mas não se sinta pressionado a dar mais, porque este é um costume local.

 Índia

A gorjeta é culturalmente importante por lá, já que os ricos costumam ser generosos com os menos favorecidos. Não se esqueça de dar dinheiro extra para porteiros, empregados do hotel e taxistas.

Japão

Não há a cultura da gorjeta no Japão, já que eles se orgulham em oferecer serviços de alta qualidade (sempre!). Assim, dar dinheiro extra pode ser rude e, geralmente, só os guias turísticos aceitam, mas nunca esperam.

China

Dar gorjeta na China pode ser muito ofensivo em alguns lugares. A prática é historicamente ilegal e, em algumas regiões, ainda é. Em áreas rurais, o turista pode causar pânico ao dar dinheiro extra. Mas, excepcionalmente, os guias turísticos aceitam gorjeta de cada uma das pessoas no tour e, às vezes, presentes também podem ser dados.

Cingapura

Eles desencorajam dar gorjetas em hotéis e atrações turísticas, mas pode-se dar 10% nos restaurantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]