Turismo

Nova salvação dos turistas, testamos (e aprovamos!) o Google Maps sem internet

Roberto Couto
24/11/2015 11:35
Thumbnail
Quem já viajou ao exterior e gastou uma fortuna por usar a internet do smartphone para localizar uma atração turística vai adorar esta novidade. Lançada no começo deste mês, uma nova versão do Google Maps agora permite traçar rotas em um destino mesmo offline (sem conexão de internet). A princípio apenas para celulares Android, a novidade deve estar disponível para aparelhos que rodam iOS (leia-se iPhones) até o fim do ano. Detalhe importante: diferente de outros mapas offline, o aplicativo da Google é gratuito.
O Viver Bem testou o novo aplicativo e, realmente, o Google Maps offline aposenta os tradicionais mapas impressos e é a salvação para quem não comprou um pacote de dados para roaming internacional. A geração anterior do app já  permitia salvar mapas, mas agora o aplicativo ganhou funções que, normalmente, precisariam de internet (ou seja, estar online): faz buscas de lugares dentro da área selecionada, traça rotas entre dois pontos e dá orientações de como chegar ao local desejado.
Para conseguir navegar sem internet, é preciso fazer previamente o download dos mapas da região que para a qual a pessoa vai. O limite sugerido de cada mapa é de 400 MB, mas o usuário pode optar por baixar os dados de navegação de uma região maior, com no máximo 50 quilômetros quadrados. Para fazer download, basta pesquisar o endereço desejado e deslizar o dedo de baixo para cima no app. A partir daí, é preciso delimitar a área do mapa e iniciar o download. O usuário deve estar conectado a uma rede wi-fi para isso. Apesar de ficarem armazenados no smarthphone, os mapas oferecidos pelo app do Google ficarão inutilizados se, após 30 dias, o aparelho não se conectar à internet e atualizá-los.
Concorrentes
O novo Google Maps não é a única opção de aplicativo de localização. Lojas de apps estão cheias de mapas off-line que podem ser baixados para o smartphone, como Maps.me, City Maps 2Go e Pocket Earth Pro. Alguns desses aplicativos permitem que a pessoa procure por ruas e pontos de interesse próximos. Alguns deles são gratuitos e outros são pagos. Ou a pessoa pode ser nostálgica e levar a tira-colo um mapa de papel.
PASSO-A-PASSO
Como salvar os mapas offline do Google e usá-los em viagens:
  1. Esteja com o smarthphone conectado à internet.
  2. Entre no Google Maps.
  3. Pesquise pelo local pretendido e selecione.
  4. No alto da tela do Google Maps, entre no ?menu? e selecione ?Áreas Offline?
  5. O aplicativo vai pedir para fazer o download do local selecionado.
  6. Clique em download
  7. Nomear a área selecionada a ser baixada no celular e salvar.
  8. O app faz o download e na sequência já está salvo o mapa.
  9. Para usar o mapa, você entra no menu em ?Áreas Offline?
  10. Você escolhe um dos mapas salvo e define o local que quer ver ou o trajeto.