Turismo

Hospedagem na Argentina ficará 21% mais barata

Estadão Conteúdo
28/09/2016 10:04
Thumbnail

(Foto: VisualHunt) | Boris G

A hospedagem de estrangeiros na Argentina ficará 21% mais barata. Nesta terça-feira (27), o presidente argentino Mauricio Macri assinou a regulação que dá direito a devolução do Imposto sobre Valor Agregado (IVA, o correspondente ao ICMS brasileiro) nas despesas com hotelaria. Essa regulamentação existia no país desde 2001, mas apenas para bens, não para hoteis e hospedagem.
Leia mais
Para ter direito ao benefício, porém, será preciso um pagamento com cartão de débito ou crédito emitido fora do país, e a emissora do cartão fica encarregada de concretizar a devolução. Também estão incluídas no benefício as compras feitas por meio de agências de viagens.
A Argentina estima que a implementação do sistema dure dois meses, e um dos objetivos da medida é desestimular o alojamento ilegal. Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia são países que já adotam sistemas parecidos.
Dinheiro na mão
A recente valorização do real aumentou o poder aquisitivo dos brasileiros na Argentina. O governo argentino pretende atrair 120 mil turistas a mais no primeiro ano de implantação da nova disposição. No primeiro semestre, o número de turistas estrangeiros que visitaram a Argentina registrou queda de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.