Turismo

Inauguração de hotel marca volta de multinacionais americanas a Cuba

Roberto Couto e AFP
29/06/2016 10:45
Thumbnail

O Four Points Havana ocupa as instalações do antigo Quinta Avenida, na região de Miramar. Fotos: divulgação

A rede Starwood inaugurou no dia 27 de junho o primeiro hotel com bandeira americana em Cuba. O Four Points Havana tem diárias a partir de US$ 190 e ocupa as instalações do antigo Quinta Avenida, que é propriedade do grupo Gaivota, uma estatal “militar” cubana de turismo. Os hotéis cubanos são famosos por suas instalações precárias, pelo mobiliário em ruínas e pelo mau serviço. A abertura do estabelecimento marca a volta das cadeias americanas à ilha 50 anos depois de elas terem sido expulsas do país pela revolução socialista de Fidel Castro.
O hotel oferece 186 apartamentos espaçosos, que passaram por um renovação.
O hotel oferece 186 apartamentos espaçosos, que passaram por um renovação.
Localizado na famosa região de Miramar, o Four Points Havana tem 186 apartamentos espaçosos, que passaram por um renovação para receber a bandeira da rede Starwood. O hotel conta ainda com dois restaurantes (Don Quixote e El Olivo), piscina, salão de reuniões de 92,9 metros quadrados, academia 24 horas e spa. Um dos problemas de Cuba, a conectividade, também foi pensado: o estabelecimento disponibiliza wi-fi nas acomodações e ambientes públicos.
“Estamos muito satisfeitos por sermos pioneiros com nossa entrada em Cuba, oferecendo a nossos hóspedes uma maneira de se hospedar no Starwood nesse destino muito cobiçado”, disse o vice-presidente sênior e chefe de Operações na América Latina da Starwood, Jorge Giannattasio.  “Este momento significa um novo capítulo na história da hotelaria cubana” e marca “o início de uma longa relação de trabalho”, completou o presidente do Gaivota, Carlos Latuff.
LEIA TAMBÉM
O hotel conta com dois restaurantes, piscina, salão de reuniões, academia e spa.
O hotel conta com dois restaurantes, piscina, salão de reuniões, academia e spa.
Butique
Até o fim do ano, dois outros estabelecimentos da rede Starwood serão abertos em Havana. Os antigos Santa Isabel e Inglaterra, que eram geridos por outras agências do governo dos irmãos Castro, se tornarão hotéis butique da bandeira The Luxury Collection.
A inauguração do novo hotel cubano ocorre pouco menos de dois meses após a chegada do primeiro cruzeiro no país vindo dos Estados Unidos. Com 700 passageiros a bordo, o navio Adonia, da Fathom, subsidiária da gigante americana Carnival, atracou no porto de Havana no dia 2 de maio depois de partir de Miami. Isso foi possível por causa do fim das restrições para as viagens de cubanos por via marítima. A proibição, vigente há décadas, mantinha em suspenso a retomada de cruzeiros entre os Estados Unidos e a ilha caribenha.