Turismo

Acordo entre Brasil e França vai facilitar intercâmbios a partir de março

Redação
07/02/2018 12:00
Thumbnail

Museu do Louvre, em Paris. Foto: Irene ledyaeva/Unsplash

A partir do dia 1º de março será mais fácil fazer um intercâmbio na França para brasileiros com idade entre 18 e 30 anos. Um acordo bilateral chamado Programa Férias-Trabalho vai oferecer a brasileiros e franceses “a oportunidade de partir durante um ano ao outro país para efetuar uma viagem de descoberta cultural, com a possibilidade de trabalhar no local para proverem suas necessidades”. É o que diz o anúncio oficial da Embaixada da França no Brasil.
Qualquer brasileiro que deseje passar até um ano na França poderá trabalhar, desde que tenha esse novo visto. De acordo com a embaixada francesa, isso não garante que o viajante encontrará um emprego, mas permite que ele trabalhe legalmente. As mesmas regras vão passar a valer para franceses que queiram vir ao Brasil.

Regras do intercâmbio

Para os brasileiros que quiserem fazer o pedido do visto de um ano para a França, as exigências são as seguintes:
– Não ter sido beneficiado por esse programa na França.
– Ter entre 18 e 30 anos completados na data da apresentação do pedido de visto.
– Não partir com crianças sob seus cuidados.
– Ser titular de um passaporte válido.
– Adquirir uma passagem aérea de volta ou ter recursos suficientes para comprar a passagem de volta.
– Dispor de recursos financeiros necessários para atender às suas necessidades no início da estadia.
– Apresentar uma carta de motivação e um curriculum vitae.
– Apresentar um atestado médico e um certificado de nada consta.
– Dispor de um seguro pessoal cobrindo todos os riscos ligados a doenças, maternidade, invalidez, hospitalização e repatriamento durante a estadia.

Para obter o visto

Pode-se agendar o atendimento diretamente no site da Embaixada Francesa. Além de fazer o agendamento, também é lá que podem ser encontradas todas as informações necessárias referentes ao visto. A duração da estadia do Programa Férias-Trabalho é de um ano, sem possibilidade de prorrogação.
Brasileiros que queiram visitar a França a turismo não precisam de visto, desde que a estadia prevista seja de até três meses. Outros detalhes sobre o programa você acessa clicando aqui.
LEIA TAMBÉM: