Turismo

Barrados no raio-x: os objetos mais descartados pelos passageiros no Afonso Pena

Redação
20/08/2017 08:00
Thumbnail

Foto: Arquivo/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Falta muito pouco para entrar no avião. Você fez tudo certo até agora: chegou no aeroporto na hora, fez o check-in, despachou o que tinha que despachar, tirou até o sapato para passar pelo detector de metais. Exceto por um detalhe: você tentou passar pelo raio-x com uma faca do Rambo, e não vai ter outra opção a não ser deixá-la para trás.
A situação acontece todos os dias na inspeção de segurança dos aeroportos. Tem sempre alguma coisa na urna para descarte de itens proibidos. Algumas são bem menos suspeitas que uma faca: se não respeitar os limites previstos pelas normas de segurança da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), até um descascador de frutas pode ter que ser abandonado para que o passageiro possa seguir viagem.
Os artigos descartados podem ser usados pela própria administradora do aeroporto, a Infraero, mas também podem ser doados após uma triagem a escolas públicas, entidades sem fins lucrativos e para o serviço municipal de limpeza urbana — os produtos de limpeza estão entre os objetos mais barrados.
Objetos abandonados na área de inspeção do Aeroporto Internacional Afonso Pena. Foto: Divulgação
Objetos abandonados na área de inspeção do Aeroporto Internacional Afonso Pena. Foto: Divulgação
O Viver Bem consultou a Infraero para saber quais são os objetos que os passageiros curitibanos mais deixam para trás na inspeção do Aeroporto Internacional Afonso Pena.
Veja quais são:
1. Tesouras
Tesouras só podem embarcar se tiverem lâminas menores que 6 centímetros medidos a partir do eixo. Não à toa, este item banal é o que acaba sendo mais confiscado na inspeção.
2. Talheres
De acordo com a Resolução 207 da Anac, os passageiros não podem embarcar com objetos pontiagudos ou cortantes. Daí os talheres estarem em segundo lugar na lista dos itens mais barrados na inspeção do Afonso Pena.
3. Canivetes
Os “instrumentos multifuncionais”, conforme descritos nas regras da Anac, também precisam respeitar o comprimento máximo de lâmina de 6 centímetros. Acima disso, vão para a urna. É o terceiro item mais descartado.
4. Pontiagudos e lâminas diversas
Na mesma categoria das tesouras e talheres estão agulhas, lixas de unhas de metal, lâminas de estilete, navalhas e afins. São o quarto tipo de objeto mais deixado para trás.
5. Aerossóis e produtos de limpeza inflamáveis
Aerossóis e sprays de uso médico ou de asseio pessoal com frascos de até 300 mililitros ou gramas são aceitos na quantidade de até quatro frascos. Acima disso não passa, junto com substância inflamáveis e gases como metano, butano, propano e GLP.
6. Ferramentas
Uma chave de fenda pode ser útil em várias situações, inclusive para ameaçar pessoas. É por isso que este tipo de ferramenta, junto com martelos, cinzéis e outros instrumentos de trabalho não podem ser levados para a cabine com o passageiro. Ferramentas são o sexto tipo de objeto mais descartado.
Foto: Aeroporto Internacional Afonso Pena
Foto: Aeroporto Internacional Afonso Pena
Vale relembrar as regras da resolução N.º 207 da Anac. É proibido levar para as áreas restritas de segurança e para a cabine do avião: a) pistolas, armas de fogo e outros dispositivos que disparem projéteis; b) dispositivos neutralizantes (destinados a atordoar ou a imobilizar, como armas de eletrochoque) c) objetos pontiagudos ou cortantes; d) ferramentas de trabalho; e) instrumentos contundentes (como tacos de beisebol, porretes e soco-inglês); f) substâncias e dispositivos explosivos ou incendiários; g) substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos; h) dispositivos de alarme e materiais que possam interferir nos equipamentos do avião. A lista completa pode ser conferida na resolução disponível no site da Anac.
LEIA TAMBÉM