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Oficialmente, a  linha começará operando apenas nos finais de semana no mês de abril. Foto: CPTM/divulgação.
Oficialmente, a linha começará operando apenas nos finais de semana no mês de abril. Foto: CPTM/divulgação.| Foto:

Prometido para começar a funcionar há mais de uma década, e depois reafirmado para a Copa do Mundo de 2014, a linha de trem que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos recebeu os primeiros testes práticos nesta semana. Na madrugada de quinta-feira (22), duas composições da CPTM percorreram os 12,2 quilômetros da linha 13-Jade, desde a estação Engenheiro Goulart até o terminal.

A viagem foi feita por técnicos da companhia como uma espécie de ‘vistoria’ de toda a linha, para verificar se está em condições de uso. Segundo a CPTM, a previsão é inaugurar parcialmente o trajeto no dia 31 de março, já que os sistemas de operação automatizada não devem estar totalmente instalados neste primeiro momento.

A estatal informou, ainda, que a linha 13-Jade irá funcionar apenas nos fins de semana ao longo do mês de abril, das 10h às 15h, com intervalos de 30 minutos entre um trem e outro.

Os primeiros testes da linha 13-Jade foram realizados nesta semana. Foto: reprodução/Instagram.
Os primeiros testes da linha 13-Jade foram realizados nesta semana. Foto: reprodução/Instagram.

Flagrante

O primeiro teste da linha foi flagrado e postado nas redes sociais, já que a CPTM não o divulgou antecipadamente. Nas imagens é possível ver os trens passando lentamente pelo viaduto estaiado das rodovias Ayrton Senna e Hélio Schmidt, que se cruzam em Guarulhos.

A agência de notícias da companhia informou que, como se tratava do primeiro deslocamento, foi preciso que um veículo de inspeção circulasse pelos trilhos para verificar as condições da via. Somente depois disso é que um primeiro trem se aproximou do viaduto em velocidade mais baixa. Mais tarde, o segundo trem na via ao lado fez o mesmo procedimento.

Ainda segundo a estatal, o mês de abril será usado para a finalização dos sistemas e os testes com os trens, entre segunda e sexta-feira. Quando este procedimento terminar, a linha deverá abrir em horário reduzido e sem cobrança de tarifa também durante a semana. Aos poucos, esse período será expandido até chegar ao horário normal previsto.

Os novos trens da linha terão até bagageiros, mas só em 2019. Foto: CPTM/divulgação.
Os novos trens da linha terão até bagageiros, mas só em 2019. Foto: CPTM/divulgação.

Percurso

De acordo com a CPTM, o funcionamento inicial será gratuito. Já em maio, a ideia é estender a operação para todos os dias da semana, embora a companhia não tenha revelado se o horário também será ampliado. Por fim, em junho, a estimativa é de que a operação comercial funcione das 4h à 0h, já com cobrança de passagem entre R$ 5 e R$ 10.

A partir disso, a CPTM pretende oferecer três serviços aos passageiros: o regular, entre as estações Engenheiro Goulart e Aeroporto Guarulhos, com intervalo de 12 minutos e tempo de viagem de 15 minutos; a “Connect”, com partidas da estação Brás a cada 24 minutos e que funcionarão em conjunto com as viagens regulares; e a “CPTM Airport-Express”, o serviço expresso saindo da Luz e sem paradas até o aeroporto. Nesse caso, haverá uma cobrança de tarifa entre R$ 8 e R$ 10 com início em julho.

O Governo do Estado de São Paulo também anunciou que o percurso terá oito trens com bagageiros, totalizando 64 carros.

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