Turismo

Londres inaugura mais longo escorregador do mundo

Roberto Couto
26/06/2016 22:30
Thumbnail

Para escorregar, o visitante precisa usar cotoveleiras e capacete para proteção. Fotos: divulgação

Provavelmente por conta do choque que se espalhou por Londres depois que a maioria dos britânicos decidiu por deixar a União Europeia, o tão debatido Brexit, uma inauguração passou quase que despercebida na capital inglesa na semana passada. O ArcelorMittal Orbit, concebido pelo escultor Anish Kapoor e pelo engenheiro Cecil Balmond para as Olimpíadas de Londres (2012), já tinha o título de maior obra de arte pública do Reino Unido. Agora a imensa instalação também oferece para diversão o The Slide, maior escorregador de tubo do mundo, montado na construção. O brinquedo foi concebido pelo artista belga Carsten Höller e levou nove semanas para ser finalizado.
tunnel-slide-london-cr-ArcelorMittal-Orbit 6<br>Localizado no Queen Elizabeth Olympic Park, o The Slide envolve uma escultura gigante chamada Orbit ArcelorMittal.
tunnel-slide-london-cr-ArcelorMittal-Orbit 6<br>Localizado no Queen Elizabeth Olympic Park, o The Slide envolve uma escultura gigante chamada Orbit ArcelorMittal.
Localizado no Queen Elizabeth Olympic Park, o Orbit ArcelorMittal tem uma altura de 76 metros, mas o escorregador – por “envolver” a estrutura – tem um comprimento total de 178 metros. Depois de chegar ao alto da construção por um elevador ou por uma escada, o visitante é convidado a colocar cotoveleiras e capacete para proteção e, em seguida, entrar numa espécie de “trenó” acolchoado e descer pelo tubo de 80 cm de diâmetro. E é ai que começa a diversão.
LEIA TAMBÉM
São 40 segundos de descida pelo escorregador, circulando a torre em uma série de voltas e mais voltas (12, ao todo), seguindo em um trecho reto de 50 metros até a parada final. Além da adrenalina da descida, o visitante poderá apreciar do alto (se conseguir, é claro!) o visual de Londres graças a painéis transparentes que formam parte do túnel de escorregar. Durante a descida, a pessoa chega a atingir uma velocidade de 24 km/h.
Os bilhetes custam 15 libras para adultos e 10 libras para crianças (idade mínima para andar é de 8 anos, altura mínima é 1,30 metro). Para chegar ao parque, o turista deve pegar as linhas de metrô Jubilee ou Central e descer na estação Stratford. E uma curiosidade: o Orbit ArcelorMittal foi construído usando 60% de aço reciclado de máquinas de lavar e carros antigos.