Turismo

Os luxos da primeira classe dos aviões que despertam inveja nos viajantes comuns

Guilherme Grandi
13/05/2018 17:00
Thumbnail

A 'Qsuite' da Qatar possui assentos que viram camas de casal. Foto: divulgação.

De olho na recuperação da economia brasileira e no crescimento do mercado de luxo do país, as maiores companhias aéreas do Oriente Médio anunciaram novidades em suas operações no Brasil durante o ILTM Latinamerica – feira de turismo de luxo realizada na última semana em São Paulo.
As companhias já voam para o Brasil há mais de dois anos, com mais de 80% de ocupação em seus voos. Entre as novidades estão uma nova rota direta para Dubai e a chegada de uma nova classe de assentos voltada principalmente para famílias e grupos.
Confira o que as aéreas árabes trarão ao Brasil a partir de julho:

Suíte família

A 'Qsuite' da Qatar vira uma grande sala para viajantes em família ou grupo. Foto: divulgação.
A 'Qsuite' da Qatar vira uma grande sala para viajantes em família ou grupo. Foto: divulgação.
A Qatar traz ao Brasil a ‘Qsuíte’, uma nova classe intermediária entre a executiva e a primeira. A categoria foi criada em 2017 na frota de aviões A380 e será adaptada para o Boeing 777-300ER que voa de São Paulo para Doha.
A nova classe possui assentos semelhantes aos da primeira classe do A380, que são fechados com portas de correr para uma maior privacidade durante a longa viagem de 15 horas até o Oriente Médio. Para amenizar tanto tempo de voo, as poltronas reclinam 180° até o formato de camas com ajuste da altura das pernas e do tronco, além de modo de massagem para as costas e ombros.
No entanto, o recurso principal do Qsuites não é apenas o espaço pessoal, mas o que você pode fazer se estiver viajando em grupo. Único entre os produtos de classe empresarial, vários dos assentos oferecidos no centro do avião possuem divisórias que podem ser totalmente baixadas criando uma espécie de ‘sala’ para famílias ou grupos.
Detalhe da 'Qsuite' da Qatar. Foto: divulgação.
Detalhe da 'Qsuite' da Qatar. Foto: divulgação.
Este recurso permite que os assentos em algumas filas se transformem em camas de casal quando a divisória é totalmente abaixada e as cadeiras são dobradas no modo de cama. Embora apenas algumas companhias aéreas ofereçam camas de casal verdadeiras ou adaptadas na primeira classe, a Qatar é a primeira companhia aérea a levar esse recurso para a classe executiva.
Há ainda os mimos oferecidos pela ‘Qsuite’ da Qatar. Os kits de viagem são das marcas italianas BRIC’s e Castello Monte Vibiano, e o serviço de entretenimento de bordo possui os últimos lançamentos dos cinemas com legendas em português.
A nova classe estará disponível no voo entre São Paulo e Doha no segundo semestre, mas ainda não há uma data confirmada.

Mais Dubai

O A380 da Emirates possui até mesmo um Spa Shower a bordo. Foto: divulgação.
O A380 da Emirates possui até mesmo um Spa Shower a bordo. Foto: divulgação.
A Emirates abrirá sua quarta rota direta entre São Paulo e Dubai a partir do dia 5 de julho. Será o segundo voo operado com um Boeing 777-200LR que virá de Santiago (Chile), com escala em Guarulhos. A ILTM Latinamerica informou que o novo voo reforçará a rota que já tem também dois A380, o maior avião comercial do mundo e que leva aproximadamente 500 passageiros cada.
O avião que operará esta nova rota terá capacidade para 302 passageiros, mas com uma configuração interna diferente dos demais.
O Boeing 777-200LR não terá mais a primeira classe, apenas a executiva e a econômica. E mesmo a executiva também teve uma diminuição no tamanho, com apenas seis assentos por fileira agrupados de dois em dois, diferente da atual que possui três poltronas na central.
A primeira classe da Emirates no A380 tem assentos privativos com portas. Foto: Divulgação.
A primeira classe da Emirates no A380 tem assentos privativos com portas. Foto: Divulgação.
E neste voo está descartado o luxo extremo oferecido no A380: suítes com chuveiro. Os viajantes com maior poder aquisitivo que viajam à Dubai podem se refrescar no Shower Spa, uma cabine especial com chuveiro de verdade e produtos de limpeza das grifes Bulgari e Voya.
Por outro lado, os representantes da Emirates na feira de turismo de luxo informaram que a companhia irá comercializar passagens na rota Santiago-São Paulo com os mesmos itens de voos de longa distância, como sistema de entretenimento a bordo e wi-fi. As passagens custarão a partir de R$ 835.

Apartamento completo

Já a Etihad criou um apartamento completo nos seus gigantes A380. No entanto, a companhia não voa mais para o Brasil. Foto: divulgação.
Já a Etihad criou um apartamento completo nos seus gigantes A380. No entanto, a companhia não voa mais para o Brasil. Foto: divulgação.
Se tomar um banho privativo e ter uma cama de casal não são suficientes  para quem procura conforto, a Etihad oferece um apartamento completo a bordo do A380. É uma espécie de primeira classe dentro da já existente, o ‘First Apartment’. Mais do que apenas um assento, ele tem uma grande poltrona de couro, uma cama separada de 2,08 metros e até mesmo espaço para caminhar após o fechamento das portas privativas.
Seis destes apartamentos são interligados e permitem uma interação entre os passageiros que viajam em grupo ou família. A refeição a bordo é de pratos assinados por chefs internacionais e é levada à cabine como em um restaurante. Não há carrinhos. O ‘First Apartment’ também tem chuveiro para o passageiro se refrescar antes de pousar em Abu Dhabi, além de serviço de spa a bordo.
Este luxo todo tem um preço: as passagens para o ‘First Apartment’ custam a partir de US$ 22 mil (tarifa entre Abu Dhabi e Nova York para o mês de julho), e não estão disponíveis no Brasil. Desde o ano passado, a Etihad deixou de operar voos no país.
LEIA TAMBÉM: