Turismo

Como usar programa de milhagens para comprar bilhete aéreo sem ter milhas

Infomoney e Redação
01/08/2017 18:51
Thumbnail

Veja como as milhas funcionam e dicas de como usá-las melhor (Foto: Bigstock)

A compra de passagens aéreas, através do programa de milhagem, mas sem ter milhas suficientes e nem precisar pagar tudo de uma vez é possível – pelo menos para uma companhia. Nesta segunda-feira (31), a Smiles lançou o programa chamado Viaje Fácil, voltado a voos nacionais e internacionais realizados pela companhia aérea Gol.
O foco, segundo o programa de multifidelização, são os viajantes frequentes que planejam viagens com antecedência.
Podem utilizar o serviço clientes que tenham ou não milhas acumuladas para resgatar passagens. Basta acessar o site da Smiles, escolher o destino, data e horário da viagem e emitir os bilhetes com a opção “Viaje Fácil”.
Como o programa oferece passagens com até 330 dias de antecedência, o cliente tem até 60 dias antes da viagem para juntar as milhas e quitar o saldo, o qual pode ser pago com milhas ou através do Smiles & Money (combinação de milhas e dinheiro).
Para fazer essa reserva é preciso pagar uma taxa de R$ 120 – podem ser reservados voos de ida e volta para até nove pessoas. Caso o cliente desista de viajar, ele perde a taxa que foi paga. Se viajar, o valor pago pela taxa será devolvido em milhas: 4 mil milhas para clientes Clube Smiles e categoria Diamante, e 2 mil milhas para os demais clientes.
Lançado em abril deste ano, o programa, que permite o pagamento ‘fiado’ de passagens aéreas, possuía parceria apenas com companhias internacionais como Delta, AirFrance, Qatar, TAP, Copa, Air Canada, Emirates, entre outras. Agora, o benefício também foi estendido a todos os voos Gol.
Como as milhas funcionam?
A lógica é simples: você faz viagens e compras, ganha pontos, junta vários deles e depois troca por mais viagens e compras.
A verdade é que, na prática, não é tão fácil assim desfrutar de maiores vantagens dos programas de fidelidade das companhias aéreas (leia-se “viajar de graça”). O sistema cresceu nos últimos anos e as fontes para os pontos aumentaram, e a quantidade de milhas necessárias para resgatar passagens também subiu.
Um método eficiente de acúmulo de milhas envolve desde mudanças de hábitos nas finanças pessoais, como o uso do cartão de crédito para concentrar gastos, até o monitoramento constante de promoções e um bocado de matemática. Confira 7 orientações para quem deseja aproveitar as milhas:
1. Pesquise. Você não precisa se tornar um expert no assunto — tem um monte de gente por aí que já é e compartilha dicas na web. Uma indicação é visitar sites como Melhores Destinos, Mestre das Milhas e Passageiro de Primeira. Entre também nos sites das companhias e simule viagens para se familiarizar com o assunto.
2. Não troque por sanduicheira. Alguns dos principais programas de fidelidade usam o sistema de coalizão, em que é possível usar os pontos para trocar por produtos como eletrodomésticos. Não valem a pena.
3. Pontos têm validade. Como o acúmulo das milhas leva tempo, é fundamental entender a validade dos pontos, que costuma ser entre dois e três anos — cada programa tem suas regras.
4. Não transfira ainda. As companhias aéreas são o destino final dos pontos gerados em programas de fidelidade. Depois de transferi-los para um programa de milhagem, você só tem duas saídas: usá-los para resgatar passagens ou vendê-los em sites de compra e venda de milhas. Portanto, acumule os pontos nos programas dos cartões de crédito e, depois, transfira para a companhia aérea.
5. Pague no crédito. O cartão de crédito é a principal ferramenta para acumular pontos hoje.
6. Escolha a companhia aérea. Se o objetivo final é viajar com milhas, a recomendação é descobrir qual companhia tem os voos mais interessantes nas rotas que você quer fazer. É para o programa de fidelidade desta empresa — Smiles (Gol), Multiplus (Latam), Amigo (Avianca) ou TudoAzul (Azul) — que você vai querer transferir os pontos acumulados no cartão de crédito
7. Entre no jogo. Faça o cadastro em um programa de fidelidade e comece a juntar pontos, mesmo que você ainda não entenda muito bem como eles podem beneficiá-lo no futuro.
LEIA TAMBÉM