Turismo

Mitos e verdades sobre pontos e milhas de viagens

Da redação
22/10/2016 20:30
Thumbnail

Foto: Visual Hunt

Programas de fidelidade parecem trazer muitos benefícios, mas alguns cuidados são essenciais. Confira os mitos e verdades sobre milhas e pontos de viagens, divulgado pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF):
Pontos e milhas só resgatam passagens aéreas
Mito. Apesar das vantagens e os preços promocionais dos programas de fidelidade nos pacotes de viagens, os pontos e milhas também permitem a troca por vários produtos e serviços, como: itens para casa, moda, saúde, beleza, eletrônicos, entretenimento, além de pagamento de contas de água, luz, telefone e mesmo recargas de celular. O acúmulo dos pontos/milhas pode ser feito em supermercados, drogarias, postos de combustíveis, lojas físicas, online e cartões.
Trocas por passagens devem ser planejadas com antecedência
Verdade. Como os custos de bilhetes aéreos são menores se comprados meses antes do embarque, o número de pontos e milhas que você vai utilizar também será menor. Lembre-se que: quanto mais cedo você fizer o resgate, maior será a disponibilidade de assentos e, consequentemente, mais baratos serão os bilhetes.
Trocar pontos e milhas é muito complicado!
Mito. Acumular, resgatar e acompanhar o saldo, bem como transferir os pontos e milhas, é cada vez mais fácil. É possível fazer tudo isso pela internet, por meio da central de atendimento ou mesmo por aplicativos nos celulares.
Pontos e milhas podem render descontos
Verdade. Mesmo que você não tenha saldo suficiente para adquirir o que deseja, vale a pena observar algumas opções vantajosas, como unir pontos/milhas e dinheiro.
É preciso aumentar os gastos para conseguir resgatar os pontos
Mito. Não é preciso gastar mais para se beneficiar dos programas de fidelidade. Com a diversificação das opções de troca, os programas têm oferecido produtos pelas mais variadas quantidades de pontos e milhas. Hoje existem pequenos resgates disponíveis a partir de 99 pontos.
Cartão de crédito é um aliado no acúmulo de pontos e milhas
Verdade. Se usado com responsabilidade, pagando a fatura em dia, o cartão de crédito é uma excelente opção para quem quer acelerar o acúmulo de pontos e milhas. Isso porque quase todos os cartões têm seu próprio programa de fidelidade. Assim, se você comprar em um estabelecimento que participe de um programa, utilizando o cartão, ganha duas vezes em uma mesma compra.