• Carregando...
O Cerro de Los Siete Colores fica na Argentina. Foto: Sebastian Criado / Flickr.
O Cerro de Los Siete Colores fica na Argentina. Foto: Sebastian Criado / Flickr.| Foto:

As “paisagens arco-íris”, como são conhecidas as formações rochosas coloridas, encantam visitantes em diversos lugares do mundo — duas delas estão em continente sul-americano: a Rainbow Mountain (Montanha Arco-íris, em português), no Peru, e o Cerro de Los Siete Colores, na Argentina.

A montanha colorida em território peruano é conhecida como Rainbow Mountain, Montaña Vinicunca, Cerro Colorado e até por um nome parecido com o da sua vizinha argentina, Montaña de Siete Colores. A Rainbow Mountain está localizada em Vinicunca, a cerca de 100km de Cusco, no destrito de Pitumarca, província de Canchis.

Foto: reprodução / Facebook Flashpacker Connect.
Rainbow Mountain - Foto: reprodução / Facebook Flashpacker Connect.

 Essa explosão de cores faz parte da Cordilheira Vilcanota e fica próxima à montanha Ausangate. No ponto mais alto sua elevação a altitude é de cerca de 5 mil metros acima do nível do mar.  “A Rainbow Mountain é incrível, mas a paisagem e as experiências antes e depois da montanha são ainda mais espetaculares“, conta Franco Delgado, gerente da agência de viagens Andean Lodges.

Foto: reprodução / Facebook Flashpacker Connect.
Rainbow Mountain - Foto: reprodução / Facebook Flashpacker Connect.

 A área também é habitada por alpacas e lhamas, de acordo com informações da Promperú, órgão do Ministério do Turismo do país.

Foto: Andean Lodges.
Rainbow Mountain – Foto: Andean Lodges.
Foto: reprodução / Facebook Flashpacker Connect.
Rainbow Mountain - Foto: reprodução / Facebook Flashpacker Connect.

 

Argentina em cores

A Argentina também tem um pedaço do arco-íris em suas terras. O Cerro de Los Siete Colores, também conhecido como Serranías del Hornocal, fica na província de Jujuy, a 25km da cidade de Humahuaca, e é um dos pontos turísticos mais procurados na região, devido à sua paisagem única. A montanha fica a 4761 metros acima do nível do mar, de acordo com informações do site do Ministério do Turismo do país.

Foto: Lahi / Wikipedia.
Cerro de Los Siete Colores - Foto: Lahi / Wikipedia.

Por que isso acontece? 

Nada de intervenção humana. As alterações de cores na montanha foram causadas por processos geológicos antigos. “A cadeia andina, em sua formação, teve a participação de processos vulcânicos, que empregaram ferro, manganês, cobre e outros minerais na rocha e hoje, depois de milhares de anos, são alterados pelo contato com a água e oxigênio”, explica o pesquisador em geociência do Serviço Geológico Brasileiro e diretor de comunicação da Associação Profissional dos Geólogos do Paraná (Agepar) André Luis Spisila.

Veja o vídeo da “Montanha Arco-íris”, no Peru:

Segundo André, cada mineral, em contato com o oxigênio, ocasiona o aparecimento de uma cor. O óxido de ferro pode deixar a rocha mais avermelhada ou com tons de marrom. O enxofre pode ter tons amarelados. Se tiver cobre, os tons tendem a ser azulados e esverdeados.

Confira as imagens em 360º do Cerro de Los Siete Colores, na Argentina:

Pacotes

As empresas Flashpacker Connect e Andean Lodges têm pacotes de trekking para a região e especificamente para a Rainbow Mountain, no Peru.

Foto: reprodução / Facebook Flashpacker Connect @hiltondavila.
Rainbow Mountain - Foto: reprodução / Facebook Flashpacker Connect @hiltondavila.

 

Foto: reprodução / Facebook Flashpacker Connect.
Rainbow Mountain - Foto: reprodução / Facebook Flashpacker Connect.

* * *

LEIA TAMBÉM:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]