Turismo

O fim do arco-íris tem endereço: as incríveis montanhas coloridas da América Latina

Redação, colaborou Maria Isabel Miqueletto
26/08/2017 16:00
Thumbnail

O Cerro de Los Siete Colores fica na Argentina. Foto: Sebastian Criado / Flickr.

As “paisagens arco-íris”, como são conhecidas as formações rochosas coloridas, encantam visitantes em diversos lugares do mundo — duas delas estão em continente sul-americano: a Rainbow Mountain (Montanha Arco-íris, em português), no Peru, e o Cerro de Los Siete Colores, na Argentina.
A montanha colorida em território peruano é conhecida como Rainbow Mountain, Montaña Vinicunca, Cerro Colorado e até por um nome parecido com o da sua vizinha argentina, Montaña de Siete Colores. A Rainbow Mountain está localizada em Vinicunca, a cerca de 100km de Cusco, no destrito de Pitumarca, província de Canchis.
 Essa explosão de cores faz parte da Cordilheira Vilcanota e fica próxima à montanha Ausangate. No ponto mais alto sua elevação a altitude é de cerca de 5 mil metros acima do nível do mar.  “A Rainbow Mountain é incrível, mas a paisagem e as experiências antes e depois da montanha são ainda mais espetaculares“, conta Franco Delgado, gerente da agência de viagens Andean Lodges.
 A área também é habitada por alpacas e lhamas, de acordo com informações da Promperú, órgão do Ministério do Turismo do país.
Argentina em cores
A Argentina também tem um pedaço do arco-íris em suas terras. O Cerro de Los Siete Colores, também conhecido como Serranías del Hornocal, fica na província de Jujuy, a 25km da cidade de Humahuaca, e é um dos pontos turísticos mais procurados na região, devido à sua paisagem única. A montanha fica a 4761 metros acima do nível do mar, de acordo com informações do site do Ministério do Turismo do país.
Por que isso acontece? 
Nada de intervenção humana. As alterações de cores na montanha foram causadas por processos geológicos antigos. “A cadeia andina, em sua formação, teve a participação de processos vulcânicos, que empregaram ferro, manganês, cobre e outros minerais na rocha e hoje, depois de milhares de anos, são alterados pelo contato com a água e oxigênio”, explica o pesquisador em geociência do Serviço Geológico Brasileiro e diretor de comunicação da Associação Profissional dos Geólogos do Paraná (Agepar) André Luis Spisila.
Veja o vídeo da “Montanha Arco-íris”, no Peru:
Segundo André, cada mineral, em contato com o oxigênio, ocasiona o aparecimento de uma cor. O óxido de ferro pode deixar a rocha mais avermelhada ou com tons de marrom. O enxofre pode ter tons amarelados. Se tiver cobre, os tons tendem a ser azulados e esverdeados.
Confira as imagens em 360º do Cerro de Los Siete Colores, na Argentina:
Pacotes
As empresas Flashpacker Connect e Andean Lodges têm pacotes de trekking para a região e especificamente para a Rainbow Mountain, no Peru.

* * *

LEIA TAMBÉM: