Turismo

Na França, turista tem aplicativo que avisa sobre ataque terrorista

Adriano Justino
09/06/2016 14:46
Thumbnail

O SAIP está disponível telefones com sistema iOS e Android e oferece alertas em francês e inglês. Foto: divulgação.

Se você vai viajar para a França e está preocupado com possíveis ataques terroristas, precisa baixar este aplicativo. O Ministério do Interior do país europeu acaba de lançar um aplicativo denominado SAIP (Sistema de Alerta e Informação à População) para enviar alertas e informações durante um atentado.
O app usa serviços de geolocalização para enviar atualizações relevantes aos usuários, inclusive uma breve descrição do que está acontecendo e instruções sobre como se manter seguro. O SAIP irá enviar notificações 15 minutos depois de um ataque for confirmado pelas autoridades e, a fim de proteger os usuários, o sistema não irá fazer o smartphone vibrar ou emitir som.
LEIA TAMBÉM
O aplicativo não só avisa os usuários sobre os ataques e preocupações de segurança na região que a pessoa está, mas também permite monitorar e transmitir alertas para redes sociais, como Facebook e Instagram, bem como saber como está a situação em locais onde estariam membros da família e amigos. Futuras versões do aplicativo irá alertar os usuários para outros tipos de emergência, como inundações.
A decisão de criar o aplicativo ocorreu no começou deste ano, após os ataques terroristas de 2015, deixaram 130 mortos em Paris, e em meio a preocupações de segurança em relação à Eurocopa 2016, que começa nesta sexta (10), na França.
A novidade está disponível para telefones com sistemas iOS e Android e oferece alertas em francês e inglês.