Turismo

Hospede-se na casa do Brunello di Montalcino na Toscana

Andréa Sorgenfrei
03/10/2015 15:01
Thumbnail
A majestosa vila é formada por construções medievais e áreas externas para relaxar, como as piscinas de borda infinita. Fotos: divulgação.
Ah o Sol da Toscana, por que nesta região central da Itália tudo parece ser tão mágico e encantador? Cenários bucólicos, formados por campos de videiras por todos os lados, fazem com que os olhos se percam em tamanha beleza e harmonia. E ainda produz um dos vinhos mais apreciados nos quatro cantos do mundo, o Brunello, para se beber com comida farta e tradicional, em cidades medievais que inspiraram pintores e cineastas. Não há como negar que a região é um verdadeiro clássico italiano.
Quem foi fisgada por este estilo dolce vita toscano foi a família Ferragamo. Em 2003, o neto do ícone dos sapatos, Massimo Ferragamo, que mora em Nova Iork, comprou uma pequena aldeia dentro da reserva Val d’Orcia e fez dali um dos resorts mais luxuosos da Itália, o Castiglion del Bosco, operado pela rede Rosewood.
Cerca de 350 pessoas viviam na aldeia, que foi totalmente restaurada para manter as características medievais das construções. As seis vilas e castelos da época são hoje as suntuosas áreas privativas para receber famílias de 4 até 11 pessoas cada, com infraestruturas totalmente independentes entre si. A decoração é clássica e os ambientes são equipados com a mais refinada tecnologia, da cozinha aos quartos. Ferragamo queria se sentir em casa, com todo o conforto necessário para a família, e foi assim que concebeu cada ambiente.
Áreas comuns
Nas salas, os hóspedes têm livros, jogos e peças da decoração que permitem viverem um momento toscano espetacular e muito íntimo. Os jardins no entorno das vilas são meticulosamente cuidados e as piscinas de borda infinita são mantidas a uma temperatura de 28 graus C. As vilas remontam aos séculos 17 e 18, mas a Vila Castelo, onde a própria família Ferragamo passa as férias, por ter a vista mais linda de toda a propriedade, é datada de 1.100 e foi concebida como mirante para os militares.
Castiglion del Bosco tem ainda 23 suítes, onde eram as antigas estrebarias do centro da aldeia e muito próximo da delegacia da cidade, que deu origem às áreas de convivência dos hóspedes e que abriga atualmente dois restaurantes e uma loja. Mas, não se anime. Você não encontrará ali produtos com a marca Ferragamo. A administração local logo informa que o resort não faz parte da holding e que o empreendimento é um investimento pessoal. O resort conta também com um horto orgânico, spas com banhos turcos, quadras de tênis e de bocha, piscina aquecida e uma igreja de São Miguel de Arcanjo, datada de 1.300, com afresco restaurado de Pietro Lorenzetti, da escola de Siena.
Ladeado pelas colinas com reservas de vida selvagem, com trilhas para caminhadas e rotas de bicicleta e para a clássica caça às trufas brancas, está um dos mais importantes campos de golfe privados da Itália, com 18 buracos, atraindo jogadores de toda a Europa. Para completar o cenário toscano, Castiglion del Bosco é a quarta maior produtora do famoso Brunello di Montalcino.
Nos quartos e áreas comuns, decoração elegante e intimista.
Nos quartos e áreas comuns, decoração elegante e intimista.
Programas dentro e fora do hotel
Localizado a 90 km de Florença e 45 km de Siena, para chegar até o Castiglion del Bosco você pode solicitar ao resort um transfer de carro ou helicóptero. Mas é aconselhável locar um veículo para se locomover pelo empreendimento de 800 hectares, principalmente se a opção for ficar nas vilas. Aproveite para visitar as lindas Montalcino e Montepulciano. Lembre-se de programar a estada durante a primavera ou verão italiano. O resort fica fechado de 15 de novembro a março. Abril é excelente para quem quer fazer a caça às trufas brancas e setembro é a época da colheita da uva.
Não deixe de aproveitar os serviços que o resort oferece, como solicitar para que um chef prepare uma refeição para a sua família na sua própria vila. Além disso, é possível participar das degustações orientadas de vinho, de aulas de culinária e de caminhadas guiadas, desfrutar de um roteiro relaxante no spa e ainda alugar bicicletas para passear pelas ruas bucólicas do resort.
Cenários bucólicos, formados por campos de videiras.
Cenários bucólicos, formados por campos de videiras.
Serviço
As diárias custam em média 3 mil euros (vilas). Reservas no site.