Turismo

Na Suíça, robô etiqueta e despacha a mala de passageiros de avião

Roberto Couto
23/05/2016 22:00
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Espera-se que o robô Leo acelere o processo de embarque nos aeroportos e reduza o congestionamento dentro do próprio terminal. Fotos: Divulgação. | © SITA

Depois que criaram o check-in on-line, que permite imprimir o cartão de embarque de avião em casa, nem é preciso mais ir aos totens ou balcões das companhias aéreas. Ou melhor, quase… pois ainda é preciso enfrentar filas para despachar as malas. Esta necessidade, no entanto, começa a virar coisa do passado na Suíça. Isto porque está sendo testado no terminal 1 do aeroporto de Genebra o primeiro robô que, já na entrada do terminal, faz a etiquetagem e leva as malas para fazer o despacho para o voo.
O robô, denominado Leo (em homenagem a Leonardo da Vinci), foi desenvolvido por especialistas em tecnologia da informação (TI) da SITA (Société Internationale de Télécommunications Aéronautiques), referência mundial em fornecimento de tecnologia para o setor de aviação, em especial para os aeroportos de todo o mundo.
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Para etiquetar e despachar a bagagem com a ajuda de Leo, o passageiro precisa colocar a bagagem em um dos dois compartimentos e escanear o cartão de embarque. Uma tela existente no robô informa que a etiqueta de bagagem está sendo imprimida e que o viajante precisa fixá-la na mala. Depois de feito isso, o compartimento fecha e o acesso é bloqueado. Leo, em seguida, imprime um recibo de bagagem, antes de fazer seu caminho para o terminal de bagagens do aeroporto do país europeu.
Segundo informações da SITA, o robô pode transportar, no máximo, duas duas malas com um peso máximo de 32 kg. Além disso, para usar a tecnologia os passageiros terão que fazer o check-in on-line e imprimir o bilhete antes de chegar ao aeroporto. Espera-se que o robô acelere o processo de embarque nos aeroportos, reduza o congestionamento dentro do próprio terminal e dê mais tempo para que os passageiros aproveitem os serviços do aeroporto, como restaurantes e lojas.
Dave Bakker, presidente da SITA na Europa, disse que a robótica é a chave para uma manipulação mais eficiente, segura e mais inteligente de malas e é um passo importante para automatizar ainda mais o despacho de bagagem nos aeroportos. “Através do trabalho inovador da SITA Lab somos capazes de enfrentar alguns dos principais desafios que enfrentam os aeroportos hoje”, completou o executivo.
Nesta semana, Leo “viajou” para Barcelona, na Espanha, onde está sendo apresentado no convenção anual de TI da SITA. Na próxima semana, ele retorna a Genebra para despachar as malas dos passageiros.