Turismo

Novas regras vão facilitar embarque e desembarque em aeroportos do Brasil

Infomoney
21/08/2017 16:05
Thumbnail

Objetivo é reduzir tempo de espera e agilizar procedimentos. Foto: divulgação

Para eliminar obstáculos e reduzir o tempo de espera no embarque e desembarque nos aeroportos, a Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias) publicou na sexta-feira (18) novas diretrizes e orientações para o setor.
Entre os itens estão a facilitação no trânsito de aeronaves civis, tripulantes, passageiros, bagagens, cargas, malas postais e provisões de bordo. As iniciativas foram consolidadas em documento oficial do Programa Nacional de Facilitação do Transporte Aéreo (Profal).
As mudanças prometem eliminar obstáculos de gestão e reduzir ao mínimo o tempo de espera, mas mantêm os padrões de segurança internacional.
“A utilização de sistemas automatizados como o e-Gate (controle automatizado de fronteiras com leitura rápida e segura dos passaportes), prevista no Profal, é um exemplo. O equipamento já é utilizado por Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Confins (MG) e Galeão (RJ). Com ele, cada viajante demora, em média, 15 segundos para ser identificado e liberado pelo equipamento”, explica Fabiana Todesco, diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Aeroportuária.
Outra ação, segundo Todesco, é a compra de equipamentos voltados para atender passageiros com necessidade de assistência especial, como as rampas de acesso a aeronaves, que serão utilizadas em aeroportos regionais que não dispõem de pontes de embarques.
LEIA TAMBÉM: