Turismo

O magnetismo dos mercados de pulgas

Rosy de Sá Cardoso e Roberto Couto
18/02/2010 02:07
A Big Apple tem três locais imperdíveis quando o assunto é feira de bric-a-brac (bugigangas).
O Brooklyn Flea (pulga, em inglês) tem dois endereços: aos sábados, a feira ocorre no pátio do colégio Bishop Loughlin Memorial; e, aos domingos, embaixo da Ponte do Brooklyn. É possível garimpar roupas, acessórios e objetos antigos, bem como saborear waffles belgas, sanduíches de churrasco de carne de porco e até queijo ricota fresco. Já o The Antiques Garage, considerado o melhor mercado de pulgas pelo The New York Times, é o lugar para quem aprecia antiguidades e roupas vintage.
Serviço
Brooklyn Flea. Onde: Avenida Lafayette (entre as avenidas Clermont e Vanderbilt )e embaixo da Ponte do Brooklyn. Quando: sábados, das 10 às 17 horas, na Avenida Lafayette; e domingos, embaixo da Ponte do Brooklyn. Como chegar: na Av. Lafayette, metrôs B, Q, R, 2 e 3 (Atlantic Avenue); e na feira sob a ponta, metrôs A e C (High Street/Brooklyn Brigde).
The Antiques Garage. 112 West 25th Street entre Sixth e Seventh Avenues, em Chelsea. Quando: das 6h30 de sábado às 17 horas de domingo. Como chegar: metrôs F ou V (23th Street).
Berlim (Foto 1)
Na capital alemã, o que não faltam são mercados de pulga. Aos domingos, no Mauer Park (Parque do Muro), ocorre o mais concorrido. Para quem gosta de roupas e acessórios antigos é o paraíso. Já o Kunst & Nostalgie Markt, em frente ao Museu Pergamon, reúne, nos fins de semana, vendedores de livros, gravuras e milhões de badulaques, como uniformes militares da antiga União Soviética. Mas o maior mercado de pulgas de Berlim ocorre na Strasse des 17 Juni, no Tiergarten, também aos sábados e domingos.
Serviço
Mercado de pulgas de MauerPark. Onde fica: Bernauer strasse 63-64, em Mitte. Quando: domingos, das 9 às 18h30. Como chegar: Metro U2 (Rosa Luxemburg Platz). Kunst & Nostalgie Markt. Na Ilha dos Museus, em Mitte. Quando: sábados e domingos, das 9 às 19 horas. Como chegar: metrôs S5, S7 e S9 (Hackescher Markt). Mercado de pulgas da Strasse des 17 Juni. Onde: 108 Strasse des 17, em Tiergarten. Juni. Quando: sábados e domingos, das 9 às 18h30. Como chegar: metrô U2 (Ernst Reuter Platz).
Londres (Foto 2)
Ela ficou ainda mais famosa depois do filme Notting Hill, com Julia Roberts e Hugh Grant. Mas a feira de antiguidades de Portobello Road sempre foi um passeio obrigatório para quem visita a capital inglesa. Sábado é o dia mais concorrido nesse mercado a céu aberto, que vende roupas usadas, acessórios, brinquedos, antiguidades e móveis. Se a fome bater, pode-se optar por bons restau­­rantes e pubs instalados nos coloridos prédios ao redor da feira. Um alerta: Londres é uma cidade segura para o turismo, mas atenção a batedores de carteira – não há muitos em Portobello, mas há!
Serviço
Feira de Portobello Road. Onde: Portobello Road W11, Notting Hill. Quando: De segunda-feira a sábado das 8h às 18h30 (às quintas-feiras, até as 13 horas). Como chegar: Estação Notting Hill Gate do metrô (linhas vermelha, verde ou amarela).
São Paulo (Foto 3)
A feira da Praça Benedito Calixto costuma atrair um público jovem e descolado. A maioria das bancas expõe antiguidades, numa variedade quase infinita de colherinhas, relógios, pires, mobílias, roupas e bijuterias. Ainda tem artesanato e comida. Ao redor também surgiram lojas de decoração, antiguidades, bares, restaurantes e até feiras “paralelas” instaladas em estacionamentos e prédios existentes ao redor da praça.
Serviço
Feira da Praça Benedito Calixto. Onde: Praça Benedito Calixto, 112, em Pinheiros. Horário: Sábados, das 9 às 19 horas. Com chegar: de táxi.
Bangcoc (Foto 4)
O Mercado Chatuchak é o maior da capital da Tailândia e funciona sábado e domingo (por isso, inclusive, também é chamado Weekend Market). Gigantesca, a feira conta com cerca de cinco mil barraquinhas, que vendem das tradicionais roupas de seda a móveis, cerâmica e antiguidades. Recente­­mente, mapas foram disponibilizados, o que facilita a locomoção do visitante.
Serviço
Mercado Chatuchak. Onde: Chatuchak Park. Quando: sábados e domingos, das 7 às 18 horas. Como chegar: desça na estação de metrô Kamphaengphet (linha azul).
Buenos Aires (Foto 5, 9 e 10)
Bijuterias, quadros, cristais, brinquedos, antiguidades, discos, livros, roupas e bordados. Tudo isso e muito mais, o turista vai encontrar na feira de San Telmo, em Buenos Aires. E o melhor: em peso (que está bem desvalorizado em relação ao real). Por estar num bairro boêmio, a feira também oferece boas opções para quem deseja fazer um almoço saboroso ou apenas curtir os ares portenhos assistindo às apresentações de artistas.
Serviço
Feira de San Telmo. Onde: Plaza Dorrego, em San Telmo. Quanto: domingo, das 10 às 17 horas. Como chegar: De táxi ou com os ônibus 2, 3, 10, 17, 22 e 24.
Roma (Foto 6)
A Feira de Porta Portese, no bairro do Trastevere, é o maior mercado de pulgas de Roma. Vende de roupas que sobraram das liquidações a utensílios de segunda mão, antiguidades, acessórios falsificados de grandes estilistas, CDs e discos de vinil. Cuidado com a carteira: os batedores não perdoam os distraídos.
Serviço
Feira de Porta Portese. Onde: Via Portuense, da Porta Portese até a via Ettore Rolli, Trastevere. Quando: aos domingos, das 5 às 14 horas. Como chegar: ônibus 23 e 44/bonde para Trastevere.
Paris (Foto 7)
No mercado de pulgas de Clignancourt, pode-se achar de tudo, desde que o visitante tenha fôlego para explorar cada pedacinho da feira, que é a maior da Europa. O que é possível achar numa andança por lá? Roupas e acessórios vintage, máquinas de café, peças decorativas, discos, móveis e até as charmosas placas de rua da capital francesa. Para recuperar o fôlego, a dica é sentar em um dos cafés que se espalham pela avenida onde ocorre a feira.
Serviço
Mercado de pulgas de Clignancourt (Le Marché aux Puces de Saint-Ouen). Onde: Avenue de la Porte de Clignancourt, 18º arrondissement. Quando: às segundas e domingos, das 9 às 18h30. Como chegar: metrô Porte de Clignancourt (linha 4).
Há mais de cinco séculos, a feira El Rastro existe, cativa e se transforma para oferecer ao público uma infinidade de objetos. Hoje são cerca de 3.500 barracas, com antiguidades, artigos de segunda mão, artesanatos, flores, roupas e muito mais. Duas dicas para quem vai visitar o local: tome cuidado com os seus pertences e termine o passeio como todos – comendo tapas em alguma das barraquinhas.
Serviço
El Rastro. Onde: a partir da Plaza Cascorro. Horário: Domingos e feriados, das 9 às 15 horas. Como chegar: metrô Latina y Puerta de Toledo (linha 5) e Tirso de Molina (linha 1).
* * * * * * * *
Dê sua dica de mercado de pulgas em outros destinos do mundo. Ajude a fazer um Caderno de Turismo cada vez melhor.
Escreva para turismo@gazetadopovo.com.br