Turismo

Seu destino de férias é área de risco de febre amarela?

Bruna Covacci
24/01/2017 11:08
Thumbnail
O Ministério da Saúde comunicou na sexta-feira (6) a Organização Mundial de Saúde (OMS) a suspeita de um surto de febre amarela no Brasil. Depois disso, muita gente ficou alarmada com a doença que pode ser contraída em regiões de matas e rios. No Brasil, por exemplo, todos os estados da Região Norte e Centro-Oeste, bem como parte da Região Nordeste (Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia), Região Sudeste (Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo) e Região Sul (oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), são consideradas áreas de risco. Moradores das regiões ou viajantes devem tomar a vacina caso não tenham feito nos últimos dez anos.
Leia mais:
Onde tomar a vacina?
O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente a vacina em postos de saúde de todos os municípios do país e é válida por 10 anos. Pessoas que já foram vacinadas podem tomar um reforço e seguir viagem, não sendo necessário esperar 10 dias para garantir sua proteção. As pessoas vacinadas em Unidades do SUS recebem um comprovante de vacinação que é válido em todo território nacional: é o Cartão Nacional de Vacinação, de cor branca. O comprovante da vacina deve fazer parte de sua bagagem.
Alguns países da América do Sul e da África exigem o Certificado Internacional de Vacinação-CIV, de cor amarela. Para efetuar a troca do cartão de vacinação, deve-se procurar um dos Postos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em qualquer um dos portos, aeroportos, passagens de fronteiras ou Sedes da Coordenação em todo o território nacional. Apenas o portador poderá solicitar a substituição do cartão.
Alô, viajante!
Exigem vacina contra febre amarela de viajantes que vivam ou tenham passado por países de risco:
Afeganistão, Albânia, Argélia, Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barein, Bangladesh, Barbados, Belize, Butão, Bolívia, Bonaire, Botsuana, Brunei, Burkina Faso, Cabo Verde, Camboja, Chade, China, Costa Rica, Curaçao, Coreia do Norte, Djibuti, Dominica, Equador, Egito, El Salvador, Guiné Equatorial, Eritreia, Etiópia, Fiji, Polinésia Francesa, Gâmbia, Granada, Guadalupe, Guatemala, Guiné, Guiana, Honduras, Indonésia, Irã, Iraque, Jamaica, Jordânia, Cazaquistão, Quênia, Kiribati, Quirguistão, Laos, Lesoto, Líbia, Madagascar, Malawi, Malásia, Maldivas, Malta, Martinica, Mauritânia, Maurício, Mayotte, Montserrat, Moçambique, Myanmar, Namíbia, Nauru, Nepal, Nova Caledônia, Nigéria, Niue, Omã, Paquistão, Paraguai, Filipinas, Ilhas Pitcairn, Reunião, São Bartolomeu, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, Saint Martin/Sint Maarten, São Vicente e Granadinas, Samoa, São Tomé e Príncipe, Arábia Saudita, Senegal, Seychelles, Cingapura, Ilhas Salomão, Somália, África do Sul, Sri Lanka, Sudão, Suriname, Suazilândia, Tailândia, Timor-Leste, Trinidad e Tobago, Tristan da Cunha, Uganda, Tanzânia, Vietnã, Wallis e Futuna, Zâmbia e Zimbábue.
Exigem vacina contra febre amarela de todos os viajantes:
Angola, Benin, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Congo, Costa do Marfim, República Democrática do Congo (ex-Zaire), Guiana Francesa, Gabão, Gana, Guiné-Bissau, Índia, Libéria, Mali, Níger, Ruanda, Serra Leoa e Togo.