• Carregando...
Sai Foto: Divulgação
Sai Foto: Divulgação| Foto:

Diversos fatores fazem de turistas um alvo fácil para golpes: estão em um local que não conhecem e não são familiarizados, normalmente em que a língua falada não é a mesma que a sua; andam com grandes quantias de dinheiro ou com câmeras e celulares; e tendem a aceitar ajuda de “locais”.

Sabendo disso, é comum que golpistas se aproveitem da situação para furtar e enganar turistas para seu benefício. Em alguns casos, como explicou o site de turismo Just the Flight, esses golpes são tão discretos que só são percebidos na volta da viagem ou algumas horas depois de aplicados.

Um dos destinos onde isso mais acontece é na Europa, onde os pontos turísticos tendem a ser mais movimentados – e a língua falada, mais difícil de ser compreendida.

Para que você consiga evitar cair em um desses golpes ao viajar para o continente, o site separou os que são mais comuns e explicou como eles são aplicados. Confira:

O fotógrafo

As pessoas que se oferecem para tirar uma foto sua durante a viagem nem sempre estão somente sendo simpáticas e prestativas. Elas podem, depois de tirar a fotografia, fugir com seu celular ou câmera ou acabar pedindo algum dinheiro pela ação. Em qualquer caso, portanto, o ideal é evitar aceitar.

Os trens e metrôs, por serem mais cheios, são os locais onde mais acontecem furtos. Por isso, fique atento a pessoas que ficam muito próximas de você ou que tentam distraí-lo no transporte público.

Contagem lenta de dinheiro

Ao fazer qualquer compra em dinheiro vivo, sempre fique atento a este golpe: o responsável pelo caixa pode contar o dinheiro lentamente em sua frente, com a intenção de que você perca a paciência e somente aceite o troco que ele lhe der; caso você faça isso, entretanto, acabará recebendo um troco menor do que o que deveria receber.

O local prestativo

Uma pessoa que fala sua língua e se passa por um local pode abordar você com a promessa de ajudar a usar os caixas eletrônicos da rua ou até mesmo a máquina que vende bilhetes do transporte público. Pode parecer que eles estão tentando ajudar, mas, na verdade, eles podem acabar memorizando sua senha para depois tentar furta-lo – ou acabar fugindo com seu bilhete ou dinheiro.

Vendedor de mapas

Fique atento às pessoas que tentam vender mapas nas ruas: elas podem abrir o mapa em sua frente e convencê-lo a compra-lo como uma forma de distração. É nesses momentos de vulnerabilidade que eles aproveitam para furtar seus bolsos ou sua mochila.

Foto: Bigstock
Foto: Bigstock

Aviso de furtos

Os turistas que caem nesse golpe normalmente são abordados por pessoas que se passam por locais, avisando-os que viram, no mesmo instante ou pouco antes, uma pessoa ter sua carteira ou celular roubado. Eles, então, prestarão atenção se o turista conferir onde estão sua carteira e celular, para depois tentar furta-los.

Vale também prestar atenção em placas e sinais semelhantes que avisem os turistas sobre o “pickpocket”, expressão que nomeia os pequenos furtos.

O hotel fechado

É comum que motoristas de táxi convençam os turistas de que o hotel em que reservaram um quarto está fechado para reformas e indiquem outro local para ficarem. Normalmente, esses hotéis que indicam têm preços acima da média e ficam em locais distantes do centro ou da região turística.

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]