Turismo

“As Peregrinas”: duas curitibanas vão viajar pelo litoral catarinense por um mês, levando apenas uma prancha e uma mochila

Bruna Covacci
21/12/2015 12:16
Thumbnail
Autoconhecimento, paixão pela natureza e pelo surfe levararam Juliana de Paula, 25 anos, e Ana Carolina Matuchewski, 27 anos, a viver uma grande aventura por um mês.  Desde sábado (20), as duas começaram a percorrer um trajeto de cerca de 200 quilômetros pelo litoral catarinense. Elas saíram de Curitiba rumo à cidade portuária de Itajaí, passarão por várias praias pela capital Florianópolis e terminarão a jornada em Laguna, no sul do estado. Tudo isso sem carro ou comida, só uma mochilinha nas costas e uma prancha. Foi Juliana quem teve a ideia, mas Ana Carolina topou na hora em que foi convidada.
Reprodução/Instagram. Na segunda (21)<br>elas percorreram a interpraias, parando para fazer um surf na praia da Ilhota (Flamingo). Lugar paradisíaco, com ondas pesadas  abrindo para os dois lados.
Reprodução/Instagram. Na segunda (21)<br>elas percorreram a interpraias, parando para fazer um surf na praia da Ilhota (Flamingo). Lugar paradisíaco, com ondas pesadas abrindo para os dois lados.
Para realizar o sonho contam com a colaboração de apoiadores, caronas, ajuda com hospedagem e alimentação. Em muitos lugares, o trabalho delas garantirá o prato de comida ou uma cama para dormir. Além de conhecer as praias, a dupla fará ações sociais, como limpeza da praia, atividades com cachorros, surfe com crianças e feminino, aulas de yoga, entrega de mudas e plantio de árvores e hortas. Juliana é estudante de Psicologia e trabalha na captação de recursos para uma ONG. Ana é estudante de Educação Física e instrutora de surfe.
Adversidades
Juliana sabe que o percurso não será fácil, mesmo que a dupla consiga muita gente para ajuda-las. “A incerteza vai rondar bastante os nossos dias, mas achamos que passar por dificuldades vai nos trazer mais autoconhecimento”, diz. O Natal será em Floripa, as duas vão passar com a família de uma colega de faculdade da Ana. Para o Ano Novo? “Passaremos na praia do Rosa. Não sabemos como, mas vai ser lá”, brinca Juliana.