Turismo

Por conta da Olimpíada Rio – 2016, embaixada recomenda antecipar o pedido de visto americano

Anna Carolina Amaral, especial para a Gazeta do Povo
29/06/2016 15:45
Thumbnail
Brasileiros que deixaram para tirar o visto norte-americano de última hora, podem ter problemas. Isso porque a Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, e os consulados terão sua carga de trabalho reduzida durante os Jogos Olímpicos no Brasil, durante os meses de agosto e setembro, e oferecerão agendamento limitado para vistos de viagem.
Um comunicado do Official U.S. Department of State Visa Appointment Service (órgão de agendamento para vistos norte-americanos), ligado ao consulado, emitido em maio deste ano, alertou os viajantes para solicitarem seus vistos até o mês de julho para evitar possíveis atrasos em razão da menor disponibilidade de agendamentos.
LEIA TAMBÉM
Organizar a documentação necessária e reservar uma quantia em dinheiro para a viagem são dicas básicas para evitar problemas, segundo a advogada de imigração Ingrid Baracchini. “Um dos itens que mais causam estresse antes do passeio é a validade dos documentos. Muitas pessoas deixam para resolver as pendências na última hora e pequenos detalhes como a solicitação de vistos de entrada ou passagem pode atrapalhar a viagem”, explica Ingrid.
Confira dicas da advogada para facilitar o planejamento da sua viagem:
  • Verifique o vencimento do passaporte: se for preciso tirar o visto, o passaporte deve ter ao menos oito meses de validade, por isso é muito importante essa verificação prévia.
  • Cheque itens importantes na mala: é comum as pessoas esquecerem objetos dentro das malas e isso pode causar problemas com a patrulha da fronteira norte-americana. Um simples objeto esquecido dentro da mala, como celulares e notebooks, pode trazer grandes dores de cabeça, por isso, é importante checar todas as malas antes de partir.
  • Prepare a documentação para a retirada do visto: programe-se com bastante antecedência para evitar surpresas. Se já estiver com o visto em dia, adiante as passagens e não se esqueça de verificar se há nomes ou palavras erradas na emissão dos vouchers, principalmente se, nesse meio tempo, você se divorciou ou alterou algum dado da sua documentação.
  • Enquete

    Qual a melhor definição para o tempo de Curitiba?

    Newsletter

    Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!