Turismo

Primeiro hotel de luxo de Salvador reabre em setembro

Roberto Couto
03/07/2016 22:00
Thumbnail

O Palace Hotel de Salvador irá renascer com todas as áreas externas e internas restauradas e modernizadas. Fotos: divulgação

Em seus tempos áureos, o Palace Hotel de Salvador – primeiro cinco estrelas da capital baiana – recebeu personalidades internacionais como Orson Welles, Carmen Miranda e Pablo Neruda. Mas os anos acabaram sendo ingratos com o estabelecimento todo em estilo Art Déco, que foi inaugurado em 1934 e até a década de 1970 era referência de luxo soteropolitano.
Desativado e abandonado por mais de uma década, o octogenário local, construído em formato triangular (nos moldes do célebre Flatiron Building de Nova York), vai renascer em setembro com o nome de Fera Palace Hotel. O estabelecimento está passando por uma restauração total comandada pelo arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl (do escritório SPOL Arquitetose, entre os destaques do futuro hotel butique, está a cobertura com piscina de borda infinita de 25 metros de comprimento e vista para a Baía de Todos os Santos.
LEIA TAMBÉM
Localizado na Rua Chile, a primeira rua do Brasil e em pleno Centro Histórico de Salvador (Pelourinho), o Fera Palace Hotel ocupa um edifício de oito andares, onde se espalham os 81 apartamentos e suítes com decoração sofisticada vintage e descontraída (detalhes como o piso de taco e acabamentos de mármore estão sendo preservados). O ar retrô, inclusive, se espalha por todos os 6,1 mil metros quadrados do prédio.
No térreo, além do lobby e bar, será aberto o restaurante “O Adamastor”, com capacidade para 120 pessoas. O nome é uma homenagem àquela que foi a loja de artigos masculinos mais sofisticada da Rua Chile, de mesmo nome de seu proprietário Adamastor, pai do cineasta Glauber Rocha. O espaço do antigo cassino do hotel, fechado em 1946 (com a proibição dos jogos de azar no Brasil) e eternizado no romance Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado, está sendo transformado em salão de festas e eventos com capacidade para 300 pessoas. Os valores das diárias ainda não foram revelados.
Inspiração
Claramente inspirado no grupo argentino Faena, que participou da transformação do Porto Madero em Buenos Aires e está fazendo uma nova revolução em Miami com seu hotel e empreendimentos próximos (edifícios de apartamento, teatro e restaurantes), o Fera Palace Hotel é o primeiro fruto da Fera Investimentos, que pretende transformar a região onde está o cinco estrelas no Bahia Design District, com prédio de lofts residenciais, edifício comercial, centros cultural, gastronômico e artsy. Além disso, a empresa de investimento está reformando um hotel em São Paulo que será denominado Fera Baixo Augusta Hotel (ainda não há uma data para a inauguração).