Turismo

Parque da Vila Sésamo é o primeiro do mundo voltado para crianças com autismo

Redação
13/04/2018 17:00
Thumbnail

Foto: Divulgação

Está prevista para o fim de abril, a abertura do primeiro parque de diversões voltado para crianças com autismo, O Parque da Vila Sésamo, nos Estados Unidos, recebeu orientações de um Comitê Internacional de Padrões de Educação para modificações importantes, que vão desde o treinamento da equipe a criação de espaços silenciosos para quando as crianças precisarem de uma pausa na diversão.
De acordo com informações divulgadas pelo próprio parque Sesame Place (Vila Sésamo), localizado na cidade de Langhorne, no estado da Pennsylvania, pelo menos 80% da equipe do parque recebeu treinamento especializado. No treino, a equipe aprendeu mais sobre consciência sensorial, habilidades motoras, e recebeu informações gerais sobre o autismo, comunicação, meio ambiente, entre outros detalhes.
Foi desenvolvido ainda um guia sensorial, onde os pais podem saber de antemão quais espaços, atrações e brinquedos no parque podem chamar atenção ou causar um desconforto nas crianças com autismo. Assim, a família pode programar, de antemão, as melhores atrações conforme as necessidades da criança.

Fones de ouvido especiais e salas silenciosas

Crianças com autismo são mais sensíveis a estímulos externos, especialmente barulhos. Pensando nisso, o parque também disponibilizará fones de ouvido que cancelam os ruídos, que podem ser devolvidos ao fim do passeio.
Além disso, há ainda quartos silenciosos e até mesmo áreas com baixa sensibilidade para os visitantes que preferem passeios sem tantos estímulos sonoros, e sem tantas pessoas.

Julia, nova personagem, com autismo

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
A novidade chega um ano depois de a Vila Sésamo apresentar Julia, a primeira personagem com autismo da série.
A inclusão social das crianças é completa com a nova personagem da turma da Vila Sésamo: Julia.
“A menina de cabelo laranjado e olhos cintilantes faz as coisas de forma diferente, às vezes, em um ‘jeito Julia de ser’, mas Elmo e Abby ajudam as outras crianças na Vila Sésamo a entenderem que, mesmo que a Julia não olhe nos seus olhos, não significa que ela não queria ser sua amiga”, explica o parque, através do site.
Serviço:
O parque reabre as portas no fim de abril, a partir do dia 28, sábado. Os ingressos podem ser adquiridos via site, e custam a partir de US$ 65 (cerca de R$ 220), para um dia de passeio.
LEIA TAMBÉM