Turismo

Quatro trilhas e passeios perto de Curitiba para aproveitar a natureza

Eloá Cruz
20/04/2016 18:15
Thumbnail

Depois de aproximadamente 30 minutos de caminhada em trilha tranquila, o lugar reserva lindas piscinas naturais. Foto: Rick Kavetski. | Luiz Henrique Kavetski

Com a previsão do tempo marcando temperaturas acima dos 25°C, uma boa pedida é aproveitar o calor para fazer um passeio diferente e em contato com a natureza. Perto de Curitiba, existem vários lugares para fazer trilhas e se refrescar em cachoeiras e piscinas naturais. Confira a seleção:
Morro do Canal
A duração da trilha do Morro do Canal é de aproximadamente uma hora e meia. Foto: Renata Surian.
A duração da trilha do Morro do Canal é de aproximadamente uma hora e meia. Foto: Renata Surian.
Localizado no município de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, o Morro do Canal faz parte da Serra do Marumbi e tem 1370 metros de altitude em relação ao nível do mar. O lugar é muito procurado para quem pretende fazer um passeio diferente no fim de semana. A duração da trilha, que é de dificuldade média, é de aproximadamente uma hora e meia. É preciso estar em boa forma física e não ter fobias de altura.
Dica: depois do passeio, a indicação é recompor as energias comendo um pastel frito na hora na lanchonete que fica no início da trilha.
Morro do Cal
A trilha do Morro do Cal, que fica no município de Campo Largo, é ótima para quem está começando a fazer hiking/trekking. O passeio é leve e não apresenta desafios técnicos, e em aproximadamente duas horas todo o percurso de caminhada é feito até o cume, que tem 1120 metros de altitude.
Dica: aproveite o pôr do sol e a linda paisagem do local no fim do percurso.
Caminho do Itupava
Caminho do Itupava. Foto: Antônio More / Gazeta do Povo.
Caminho do Itupava. Foto: Antônio More / Gazeta do Povo.
A antiga trilha do Itupava foi durante séculos a principal ligação entre o litoral e o alto planalto paranaense. O passeio proporciona ótimos cenários e bastante contato com a natureza local. Riachos, pequenas quedas d’água, bromélias e orquídeas de diferentes espécies fazem parte da paisagem do trajeto. O caminho pode ser percorrido de diferentes maneiras, dependendo de onde se escolhe iniciar a trilha. O trajeto original, que inicia em Quatro Barras e termina em Morretes, tem 22 quilômetros de extensão e dura aproximadamente sete horas.
Dica: a sugestão é procurar um guia turístico para fazer todo o trajeto em segurança e em grupo. A recomendação é descer até Morretes em um dia e retornar a Curitiba no dia seguinte.
Cachoeira dos Ciganos
Depois de aproximadamente 30 minutos de caminhada em trilha tranquila, o lugar reserva lindas piscinas naturais. Foto: Rick Kavetski.
Depois de aproximadamente 30 minutos de caminhada em trilha tranquila, o lugar reserva lindas piscinas naturais. Foto: Rick Kavetski.
Localizada a 50 quilômetros do centro de São José dos Pinhais, a Cachoeira dos Ciganos é uma excelente opção de passeio para um dia ensolarado e quente. Depois de aproximadamente 30 minutos de caminhada em trilha tranquila, o lugar reserva lindas piscinas naturais e queda d’água de dez metros de altitude.
Dica: vá com um tênis velho e que possa molhar e sujar bastante. A trilha reserva vários trechos em que é preciso andar pela água. Ir descalço ou de chinelo pode não ser seguro. Outra dica também e reservar o dia todo e chegar bem cedo para curtir todo o passeio.