Turismo

Rafting pertinho de Curitiba? Fomos conferir!

Katia Michelle
18/01/2017 10:32
Thumbnail

Descer o Rio Ribeira de bote é uma opção para refrescar o calor em uma aventura única. Foto: divulgação.

Existem pessoas que amam adrenalina e algumas que têm um certo receio de sair da zona de conforto. Antes de você responder a qual grupo pertence, saiba de uma coisa: o rafting é indicado para os dois times. E é possível praticar o “esporte radical” pertinho de Curitiba. Em Cerro Azul, a 85 km da capital, a empresa Rafting Curitiba promove a descida do Rio Ribeira em trajetos para iniciantes e para quem gosta de muita, mais muita emoção, sem descuidar da segurança, claro.
O rafting consiste na descida de corredeiras de rio a bordo de um bote inflável, no qual os tripulantes devem ajudar com remos a mover o bote. Quem embarca na aventura, deve vestir coletes salva-vidas e capacetes, mas não são apenas os acessórios que dão segurança. Os guias que conduzem os grupos são muito bem treinados. Todos têm curso de resgate e conhecem o rio como a palma da mão. “Nós sabemos onde passar com segurança, os locais que precisam de mais atenção”, conta Paulo Spinelli, que acumula 18 anos de experiência em rafting e mais de dez como guia.
Trechos nas corredeiras exigem trabalho em equipe. Foto: divulgação.
Trechos nas corredeiras exigem trabalho em equipe. Foto: divulgação.
Interessado em esportes radicais, Paulo começou a competir no final da década de 1990 em outros rios do Paraná propícios para o rafting. Há 18 anos, desde que a empresa Rafting Curitiba começou a oferecer esse tipo de aventura, passou a ser guia. Além de dar as instruções de segurança, ele anima os grupos que participam com suas histórias peculiares.
Para participar da empreitada, a restrição é a idade. Mínima de 8 anos para os rafting iniciante (10 km no rio) e de 12 anos para a expedição (27 km no rio), o trecho mais radical do Rio Ribeira. “Mas para fazer a expedição recomendamos que as pessoas façam o iniciante, para se acostumar aos comandos e às corredeiras”, salienta.
Os “comandos” ensinam também a trabalhar em grupo. Todos no bote devem fazer a mesma coisa ao mesmo tempo. Remar frente, parar, remar ré. Aprender a colocar o remo no colo sem bater em quem está no bote e, principalmente, manter a calma. Em alguns trajetos, o bote apenas flutua, o que dá tempo de apreciar a linda paisagem do Rio Ribeira. Nesse momento, esqueça selfies e fotografias. Os guias não recomendam levar celulares, apenas máquinas à prova d´água, mas mesmo assim, a indicação é aproveitar o momento.
Em locais em que os botes flutuam é possível observar a paisagem com a calma que o esporte exige. Foto: divulgação.
Em locais em que os botes flutuam é possível observar a paisagem com a calma que o esporte exige. Foto: divulgação.
“As pessoas se esquecem de aproveitar o presente e aqui é uma ótima oportunidade para isso”, conta o guia Robson Nunes dos Santos. Ele já viu gente “teimar” e perder o celular no rio. Mas ri com a situação. “Eu não tenho celular nem máquina fotográfica. Tudo o que eu vejo está na minha cabeça”, conta. E já viu muita coisa. Robson trabalha como guia há 18 anos, alternando os verões. Passa o verão brasileiro em Cerro Azul e depois embarca para Califórnia, onde trabalha também como guia de rafting. “Minha vida é só verão”, brinca.
E aproveitar o verão com a experiência bem perto de Curitiba é uma aventura única, que une adrenalina, belas paisagens e trabalho em grupo. Dá para ir com a família e com os amigos para estreitar as relações e dar um tempo da tecnologia. As reservas são para grupos a partir de 10 pessoas, mas aventureiros solitários ou em grupos menores também podem participar. Basta consultar se há vagas ou grupos que já estão fechados.
Dá para fazer a aventura em grupos fechados de, no mínimo, 10 pessoas ou verificar a disponibilidade para fazer sozinho em grupos menores. Fotos: divulgação
Dá para fazer a aventura em grupos fechados de, no mínimo, 10 pessoas ou verificar a disponibilidade para fazer sozinho em grupos menores. Fotos: divulgação
Como chegar
Para chegar em Cerro Azul, partindo de Curitiba, a aventura deve começar cedo, pois é preciso estar na “base” do rafting às 10 horas, sem tolerância de atraso. A estrada que leva até lá é asfaltada, mas sinuosa pedindo um processo de desaceleração já no trajeto Portanto, reserve umas 2h30 para chegar até lá. A paisagem também vale à pena. Uma dica é tomar um café reforçado antes de sair de casa, levar um lanche ou parar em Cerro Azul para um “pingado” e um bauru, pois a descida do rio termina após as 12 horas.
São dois trajetos no Rio Ribeira: iniciantes, com 10 km e Expedição, com 27 km. Foto: divulgação.
São dois trajetos no Rio Ribeira: iniciantes, com 10 km e Expedição, com 27 km. Foto: divulgação.
O trajeto nas duas modalidades (iniciante e expedição) permite paradas ao longo do rio para um mergulho. Dá para se refrescar no calor, mas quem quiser se aventurar no inverno também é possível, desde que faça o trajeto em grupos.
Serviço: Descida de Rafting do Rio Ribeira. Valor individual: R$ 97 para o trecho iniciante e R$ 197 para o trecho expedição. Mais informações no sitewww.raftingcuritiba.com.br.