Turismo

Turismo do Pinhão: rota passa a ser oficial e inclui 16 municípios

Redação
18/04/2017 09:00
Thumbnail

O Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais integra a Rota dos Pinhões, que passa a integrar o Roteiro Turístico Oficial do Paraná. Foto: divulgação

Além de aproveitar a época do pinhão, liberado para compra e venda desde o dia 1º de abril, o Paraná acaba de ganhar uma rota dedicada à semente da araucária, árvore símbolo do estado. As Rotas do Pinhão foram incluídas no Roteiro Turístico Oficial do Estado do Paraná por iniciativa da deputada Claudia Pereira (PSC).
De acordo com a deputada, o objetivo da nova lei é dar mais visibilidade ao turismo da região, que tem o pinhão como protagonista da história do Paraná. O roteiro abrange 16 municípios e oferece ao turista inúmeras opções de lazer, entre belezas naturais como a Gruta do Monge, na Lapa, e também polos gastronômicos com pratos típicos paranaenses. Outras atrações, como centros históricos, sítios e fazendas também estão inclusos no roteiro turístico.
Gruta do Monge, na Lapa. Foto: Henry Milleo
Gruta do Monge, na Lapa. Foto: Henry Milleo
Os municípios que fazem parte das Rotas do Pinhão são Araucária, Balsa Nova, Bocaíuva do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Curitiba, Lapa, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Negro, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.
Nesses locais o turista poderá visitar, além dos conhecidos parques e centros gastronômicos de Curitiba, o Caminho do Guajuvira, em Araucária; o Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais; o Circuito Italiano de Colombo; a Gruta do Monge, na Lapa; o Mosteiro Trapista, em Campo do Tenente, entre outras diversas atrações.
No site do Governo do Estado, é possível conferir todas as possibilidades de turismo nas Rotas do Pinhão.
LEIA MAIS: