Turismo

6 dicas para arrumar a mala de viagem

Daniela Piva
29/05/2015 16:48
Thumbnail
Nessa quinta-feira (28), a marca alemã Rimowa armou um happy hour na loja do Pátio Batel para amigos e convidados. As irmãs Márcia Almeida e Andrea El Olmeiri, consultoras de imagem e estilo, marcaram presença e arrumaram uma mala de viagem com pouquíssimas peças.
“Levando poucos itens e que combinem entre si, é possível passear com muito estilo sem precisar pagar excesso de bagagem. E, ainda, deixando um espaço para as comprinhas”, garantem as irmãs do blog Surtei com Estilo. Confira algumas dicas:
 1) Escolha malas de material leve e impermeável
Afinal, não adianta levar poucas peças se só a mala pesar 10 kg. Ou, ainda, ficar encharcada caso o tempo esteja chuvoso no desembarque! De acordo com a dupla, as de alumínio e policarbonato dão conta do recado. “Elas não pesam mais do que 4 kg. Além disso, as roupas amassam menos, pois ficam bem acondicionadas”.
2) Pesquise o clima de todo o roteiro e leve somente acessórios condizentes
Parece óbvio, mas é fundamental consultar sites confiáveis, ver noticiários ou até mesmo perguntar para amigos que moram no destino. “É claro que a temperatura pode mudar de uma hora para outra, mas você não estará desprevenido. Para locais úmidos, por exemplo, é importante escolher um calçado com sola de borracha antiderrapante. Se terá neve, um casaco de pena de ganso é indispensável. Para o calor, um kaftan para usar por cima do biquini é crucial para manter a elegância”.
3) Equação “dois para um”
“Escolha duas partes de cima para uma parte de baixo”, recomendam as especialistas. Ou seja: selecione duas regatas que combinem com a mesma saia, duas blusas que harmonizem com a mesma calça… Desta forma, você poderá variar os looks sem levar muitas peças estruturadas, que costumam pesar mais do que as partes de cima, geralmente mais leves.
4) Separe os looks na cama
“Assim, você consegue visualizar melhor tudo o que realmente irá usar. Além disso, não adianta querer levar aquela peça que é a queridinha mas que não combina com nada”, exemplificam as irmãs, que também recomendam provar todas as roupas antes — afinal, você pode ter engordado ou emagrecido desde a última vez que as usou.
5) Duas bolsas e três sapatos
Se você faz o estilo mais baladeira, aposte em dois sapatos para a noite e um para o dia. Se, ao contrário, você for daquelas que quer conhecer todos os destinos turísticos e andar muito, leve dois sapatos para o dia e apenas um para a noite. De qualquer forma, apenas uma bolsa para o dia e uma para a noite. “É aquela regra do ‘menos é mais’. Tente coordenar todas as suas roupas com estes acessórios. Vale lembrar: não leve nada com correntes de metal, pois apenas fazem volume e sua mala pesar mais”.
6) Organize os looks em sacos plásticos
Depois de separar todas as peças, coloque-as em sacos plásticos (de preferência transparentes) e acomode em ordem decrescente na mala: no fundo, o traje que irá usar no último dia. Depois, do penúltimo, e assim por diante. “Deste modo, você não irá ‘surtar’ cada vez que for escolher uma roupa para usar. Já está tudo esquematizado”, finalizam as consultoras.

Veja na galeria abaixo quem marcou presença no evento: