Turismo

Terrorismo afasta 1,5 milhão de turistas de Paris em 2016

Da redação
22/02/2017 17:00
Thumbnail

(Foto: Divulgação)

Um total de 1,5 milhão de turistas deixou de visitar Paris, na França, em 2016, de acordo com relatório divulgado nesta terça-feira (21) pelo Comitê da Ile-de-France, região de capital francesa. Os motivos pelo afastamento da cidade luz, conforme análise da imprensa local, foram os ataques terroristas em Paris e na região nos últimos anos.
O mais recente ataque aconteceu na cidade de Nice, durante as celebrações do Dia da Bastilha, no dia 14 de julho do ano passado. Um caminhão atropelou e matou dezenas de pessoas que esperam a queima de fogos em uma área próxima à beira-mar. A baixa identificada pelo relatório, porém, se refere aos ataques ocorridos em 2015, sendo o mais lembrado o atentado contra os jornalistas da revista satírica Charlie Hebdo, em janeiro daquele ano.
A redução dos turistas representa uma baixa de 4,7% no turismo da cidade, em relação ao ano anterior. Os dados dos hoteis da cidade registram uma queda de 9% nas reservas de visitantes para 2016, em comparação a 2015. Ambos os números significam uma perda de 1,3 bilhão de euros com arrecadação no setor.
Dentre os turistas estrangeiros que mais se afastaram da capital francesa, os chineses estão em primeiro lugar, com uma diminuição de 21,5% ou 268 mil turistas. Japoneses, italianos e russos também reduziram seus turistas para a cidade luz, enquanto que os próprios franceses não reduziram muito o turismo nacional: apenas 0,8% de redução.
Museus também são afetados pelo terrorismo

Embora o Centro Pompidou tenha registrado uma alta de 9% na frequentação, outros monumentos e centros culturais sentiram o impacto do esvaziamento de turistas na cidade. A Torre Montparnasse (-32,0%), o Arco do Triunfo (-24,0%), o Castelo de Versalhes (-9,8%), Disneylândia (-9,5%), Museu d’Orsay (-12,9%) e até mesmo o Museu o Louvre (-13,3%) tiveram uma redução nos visitantes. O relatório não divulgou dados sobre a Torre Eiffel.

Leia Mais