Turismo

Tesouro da Serra Gaúcha

Aldrin Cordeiro
19/01/2012 02:51
Coberto por Mata Atlântica na parte mais baixa e Mata de Araucária na região superior, o passeio pelo Itaimbezinho exige disposição. Três trilhas levam o turista ao local: duas por cima, nas bordas dos cânions, e uma por baixo, subindo o Rio do Boi, dentro do vale.
As trilhas para ver os câ­­ni­­ons da parte superior saem do Centro de Visitante do parque. A Trilha do Vértice é a mais fácil e tem apenas 1,5 km. Du­­rante o passeio, o visual da Cascata das An­­dorinhas e Véu da Noiva são os destaques. Dali é possível ver também um trecho do Rio do Boi, que fica longe ao olhar, ao pé dos paredões.
A outra opção de caminhada é a Trilha do Cotovelo. Ela é mais extensa e exige fôlego, são 6,3 km pela borda direita do cânion. No entanto, é importante ficar atento a um detalhe, essa trilha fica aberta somente até às 15h, por isso é necessário programar-se para curtir o passeio sem pressa.
As duas opções de trilhas são válidas e devem ser feitas, embora alguns detalhes tenham que ser levados em conta: não há acesso para portadores de necessidades especiais, nem banheiros pelo trajeto. Para fazer tudo com tranquilidade, é indicado reservar dois dias para conhecer to­­dos os lados do cânion; afinal você vai andar e andar – e o cansaço é inevitável. Aqueles que se desanimaram com as distâncias, uma coisa é certa: o visual vale a pena.
Para quem curte mais aventura e busca uma visão privilegiada do cânion Itaimbezinho, a Trilha do Rio do Boi é a indicação. O passeio sai de Praia Gran­­de, em Santa Catarina, e só pode ser feito com um guia, que deve ser contratado no munícipio catarinense ou em Cambará do Sul, na Casa do Turista.
Entre os paredões de 700 metros de altura, partindo do Vale do Itaimbezinho, a trilha tem 8 km. Boa parte dela é feita dentro do rio, com direito a (muitas) pedras no caminho. De­­pendendo do nível da água, ela pode ficar acima do joelho. Caso tenha risco de chuva, é desaconselhável fazer o passeio, pois o nível da água sobe rápido.
Serviço:
Parque Nacional de Aparados da Serra – Cânion Itaimbezinho. Fica aberto de quarta a domingo, das 9h às 17h, sendo que a Trilha do Cotovelo fecha às 15h. O parque fecha às 18h e os visitantes não podem ficar no local após este horário. Ingressos R$ 6 (crianças até 7 anos não pagam). O estacionamento custa R$ 5.
*O jornalista viajou a convite da Expedição Fiat
As trilhas do Fortaleza
O cânion Fortaleza, cravado no coração do Parque Nacional da Serra Geral, oferece uma das mais belas visões da Serra Gaúcha. Com paredões de até 900 metros de altura, por 7,5 quilômetros de extensão, fica praticamente impossível im­­primir na página a sensação de estar ali. E não se assuste caso você esteja andando sob um sol forte e de repente comece a sentir a chuva. É simplesmente o vento que leva as gotas d’água de alguma cachoeira que cai pelo cânion.
Para quem gosta de caminhar, o cânion Fortaleza é o lugar certo, são três trilhas, a do Mirante, a da Cachoeira do Tigre Preto e a da Pedra do Se­­gre­­do. A primeira tem 3 km e dura cerca de 1h30, nela é possível ver 95% do cânion e, em dias ensolarados, parte da planície catarinense e do litoral gaúcho. Quando estiver no topo, sente-se nas pedras e aproveite o clima. Mas um aviso: caso esteja ventando, evite chegar próximo aos penhascos. Nunca se sabe quando a direção da brisa poderá mudar.
A trilha da Cachoeira do Tigre Preto também tem 3 km de extensão e passa por cima da queda d’água. Seguindo a caminhada, é possível contemplar os 400 metros de altura da cachoeira, que encarada, realmente lembra o cara de um tigre preto. Na trilha da Pedra do Segredo, o objetivo é ver uma pedra formada por um bloco monolítico de cinco metros de altura e de aproximadamente 30 toneladas. O detalhe: a formação rochosa está equilibrada em uma base de apenas 50 centímetros. Qual seria o segredo de tanto equilíbrio? Ninguém sabe.
Após tanto esforço físico, nada melhor do que aproveitar a parte mais “relaxante” da Serra Gaúcha. Aí vale passear por Cambará do Sul e por que não ir até Gramado curtir um chocolate quente?
Serviço:
Parque Nacional da Serra Geral – Cânion Fortaleza
Aberto diariamente, das 8h às 17h. Visitantes devem sair do local às 18h. Durante o horário de verão: 8h às 18h, com permanência permitida até às 20h. Estacionamento e entrada gratuitos.