Turismo

Tour de bicicleta vai explorar as maravilhas das Ilhas Galápagos

Roberto Couto
04/02/2016 20:13
Thumbnail

As iguanas são alguns dos famosos "moradores" do arquipélago localizado a mil quilômetros da costa do Equador. Foto: Bigstock.

O arquipélago de Galápagos, a mil quilômetros da costa do Equador, estará para sempre ligado ao naturalista britânico Charles Darwin e seu trabalho A Origem das Espécies. Darwin passou pelas ilhas em 1835, a bordo do navio HMS Beagle, e suas observações sobre a fauna local o levariam a criar sua provocativa e controversa teoria da evolução.
Para os felizardos que por lá desembarcam, além da observação dos animais em seus habitats naturais (como as famosas iguanas, leões-marinhos e tartarugas-gigantes), o destino equatoriano oferece grutas, vulcões, belas praias e opções de mergulho como atrativos. E, em maio e outubro deste ano, tudo isso poderá ser explorado de uma forma diferente: de bicicleta.
O tour de dez dias, oferecido pela agência de viagens holandesa Tripsite, prevê um giro de bicicleta de cerca de 100 quilômetros pelas quatro principais ilhas do arquipélago: San Cristobal, Floreana, Isabela e Santa Cruz. O programa é voltado para viajantes mais esportistas, pois o percurso é considerado difícil. A viagem ainda oferece outras opções de passeios, como caminhadas até um vulcão, caiaque, excursões via lancha e mergulho com leões marinhos.
A viagem custa US$ 4.999 por pessoa em quarto duplo com duas partidas programadas para 2016: 13 de maio e 21 de outubro. O valor inclui nove dias de hospedagem (inclusive um dia em Quito), transporte aéreo entre Quito e Galápagos, alimentação, bicicletas (com capas e capacetes) e transfers durante o programa (inclusive entre as ilhas). Entradas para os parques, transfer de/para aeroporto em Quito, mergulhos, bebidas fora água e lanches fora do programa são cobrados a parte.
Destino
As Ilhas Galápagos são um arquipélago composto por 12 ilhas principais e várias ilhotas. Quatro delas são habitadas: Ilha de Santa Cruz (onde está a cidade de Puerto Ayora, com cerca de 12 mil habitantes), Ilha Isabela (Puerto Villamil é a cidade com cerca de 8 mil habitantes), Ilha de São Cristóvão (Puerto Baquerizo Moreno, com 4 mil habitantes) e Ilha Floreana com 150 habitantes.
Mais informações e reservas pelo site.