Turismo

Trilha de 3 mil km quer incentivar caminhadas do sul ao Rio de Janeiro pela Serra do Mar

Guilherme Grandi
17/05/2018 17:00
Thumbnail

O Pico Paraná, o ponto mais alto do sul do País, faz parte do Caminho da Mata Atlântica. Foto: SEMA/divulgação.

Uma  trilha com mais de 3 mil quilômetros de extensão vai ligar o Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro através da Serra do Mar, conectando parques públicos e áreas particulares de cinco estados do país. O Caminho da Mata Atlântica (CMA) começou a ser desenvolvido em 2012 e ganhou força a partir do ano passado, quando um comitê foi criado para tirar o projeto do papel. O traçado oficial ainda não tem data para ser concluído, porém, grande parte do trajeto já existe.
O objetivo é formar uma trilha através da mata atlântica preservada, desde o Parque Nacional dos Aparados da Serra, no norte do Rio Grande do Sul, até o Parque Estadual do Desengano, na região norte do Rio de Janeiro.
De acordo com o coordenador geral da comissão, Felipe Feliciani, o Caminho ainda está em construção,e pode ser até maior do que o previsto. “A comissão propôs um traçado inicial, mas queremos ouvir a experiência de quem conhece o território até para rediscutir o trajeto e criar um desvio que leve a uma cachoeira, por exemplo”, explica, ressaltando que a trilha pode chegar a até 3,8 quilômetros de extensão.
O parque do Lagamar de Cananeia, no litoral de SP, um dos principais pontos do CMA. Foto: Governo do Estado de SP/divulgação.
O parque do Lagamar de Cananeia, no litoral de SP, um dos principais pontos do CMA. Foto: Governo do Estado de SP/divulgação.
O projeto inicial do Caminho da Mata Atlântica passa por mais de 70 municípios em cerca de 70 unidades de conservação públicas e particulares. Felipe explica que  “em torno de 80% já existe, mas os 20% que faltam não são pouca coisa”. “É um projeto de longo prazo, que vai levar alguns anos ainda”, completa o coordenador da comissão.

Percurso

O percurso corta cinco estados do país. Arte: divulgação.
O percurso corta cinco estados do país. Arte: divulgação.
Ao longo dos cinco estados do país o Caminho da Mata Atlântica, passa por parques já conhecidos por seus atrativos de ecoturismo, mas também outros ainda em desenvolvimento.
A Serra da Graciosa, o Pico Paraná e as ilhas do Mel e Superagui são alguns dos pontos paranaenses que fazem parte do CMA. Nele também estão a reserva do Rio Vermelho, em Florianópolis (SC); a Serra Geral (RS); as Nascentes do Paranapanema e Alto Ribeira (SP); e Ilha Grande e Tijuca (RJ).
A comissão vem desenvolvendo diversas atividades de demarcação da trilha nos últimos meses. A mais recente, no mês passado, percorreu mais de nove quilômetros no Parque Nacional da Bocaina, em Paraty (RJ). O grupo sinalizou 18,5 quilômetros de trilhas usando pintura rústica nas árvores. O percurso liga a Pedra da Marcela à cachoeira Sete Quedas, local com poços naturais do parque.

Quando abre?

Voluntários fazem a demarcação de trilhas para conectar as reservas. Foto: divulgação.
Voluntários fazem a demarcação de trilhas para conectar as reservas. Foto: divulgação.
A implantação do CMA depende de negociações principalmente com os proprietários de reservas particulares. Além disso, outro desafio da comissão é o manejo das trilhas, já que cada uma possui particularidades. Em algumas trilhas, por exemplo, é permitido apenas a caminhada, já em outras é possível percorrer de bicicleta. Mas há, ainda, as que precisam ser abertas para conectar uma reserva à outra.
As negociações entre reservas públicas e particulares são tocadas por grupos locais de voluntários com federações regionais de montanhistas, órgãos estaduais, associações de classe e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Nos parques públicos o acesso já é permitido, muitos deles sem a cobrança de ingressos.

Apalaches

A Trilha dos Apalaches, nos EUA, serviu de inspiração para a criação do Caminho da Mata Atlântica. Foto: Governo dos EUA/divulgação.
A Trilha dos Apalaches, nos EUA, serviu de inspiração para a criação do Caminho da Mata Atlântica. Foto: Governo dos EUA/divulgação.
A criação do Caminho da Mata Atlântica foi inspirada pelo Appalachian Trail (Trilha dos Apalaches), uma trilha norte-americana que percorre 14 estados da costa leste dos EUA. O roteiro levou cerca de 40 anos para ser criado através de reservas da Geórgia, ao sul, até o Maine, na fronteira com o Canadá.
Tanto nos EUA como no Brasil o objetivo destas grandes trilhas é valorizar a natureza e conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação. “Para crianças que vivem nos centros urbanos, este contato direto com o ambiente natural ajuda a formar memórias positivas e permanentes, criando uma conexão para toda a vida, além de um amor pelas atividades ao ar livre”, explica Felipe Feliciani.
O roteiro completo do CMA e as ações de desenvolvimento, bem como oficinas e iniciativas, estão disponíveis no site da comissão.
LEIA TAMBÉM: