Turismo

Dobra a quantidade de turistas que visitam Curitiba nos últimos 14 anos

Redação
27/09/2017 18:30
Thumbnail

Vista da Torre Panorâmica em Curitiba, que recebeu um recorde de visitantes em 2017. (Foto: Daniel Castellano / arquivo / Gazeta do Povo) | GAZETA

Curitiba está comemorando o Dia Mundial do Turismo com boas notícias. Segundo dados do Instituto Municipal de Turismo da cidade, o fluxo de turistas cresceu mais de 50% nos últimos 14 anos. Em 2003, a cidade recebeu 2.409.569 visitantes. Neste ano, a estimativa do Instituto é que 4.533.705 turistas visitem a cidade até o fim do ano.
Além dos turistas, há outros números expressivos que a cidade alcançou em 2017, também relacionados ao turismo local. O aeroporto Internacional Afonso Pena, por exemplo, chegou a 1.556.494 desembarques em voos regulares, sendo 11.452 desembarques internacionais.
A Torre Panorâmica, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, atingiu o maior número de visitações da história em julho, com 19.073 turistas. E, no Carnaval deste ano, Curitiba foi apontada pelo site de reservas Booking.com como a oitava cidade mais procurada no país.
Turismo diferente
Além da visitação clássica, Curitiba também conta com pontos espalhados pela cidade que poucas pessoas conhecem. Alguns deles são parques, praças e quadras esportivas que podem ser um ótimo programa para que pretende conhecer um outro lado do turismo da cidade. Um desses exemplos é o Aeroclube do Paraná no Aeroporto do Bacacheri.
Mais uma opção de rota que Curitiba oferece para os visitantes é a vista de cima. A maior parte dos turistas ouve falar do Parque Barigui, e nele está uma forma diferente de ver a cidade. Para quem não tem medo de altura e gosta de aventuras, o voo panorâmico de helicóptero pode ser uma opção diferente e divertida para ver os pontos famosos de Curitiba.
Para quem vem em busca do tradicional certamente já ouviu ou ouvirá falar do Jardim Botânico. O local encanta pela beleza e pelas fotos lindas que pode render, mas além disso, é um lugar especial para os curitibanos que gostam de se exercitar. Em dias de sol e verão, o ponto turístico vira ponto de encontro.
O Dia Mundial do Turismo é comemorado no dia 27 de setembro. A data foi escolhida por ser o dia da criação da Organização Mundial do Turismo, fundada em 27 de setembro de 1974. A agência, que é ligada a ONU, tem como função tentar promover o turismo mundial.
LEIA TAMBÉM: