Turismo

Vai dar praia… em Foz!

Fernando Martins
11/01/2015 05:00
Em tupi, Iguaçu significa “água grande”, e Foz faz jus ao seu sobrenome: é a cidade das águas. Tem as Cataratas, o lago de Itaipu e o encontro dos rios Paraná e Iguaçu, que formam a Tríplice Fronteira. O que poucos sabem (ou lembram) é que o município está assentado sobre a segunda maior reserva hídrica subterrânea do planeta, o Aquífero Guarani, que fornece a matéria-prima para o novo atrativo da região. Inaugurada no mês passado, a praia artificial termal do Mabu Thermas Grand Resort é a primeira desse gênero no sul do país – com águas a 36ºC, extraídas de um poço a 980 metros de profundidade.
Concebida para reproduzir a cenografia litorânea, a praia artificial “importou” palmeiras imperiais de Santa Catarina para compor o ambiente. Conta ainda com três grandes piscinas interligadas que se tornam mais fundas à medida que o banhista se distancia da borda – assim como no mar. Uma foi feita especialmente para crianças pequenas. As demais são para jovens e adultos. Dispõem de cascata artificial e um bar molhado para que os hóspedes se refresquem com uma bebida gelada sem ter de sair da água. Tudo sob o olhar de um guarda-vidas de prontidão.
Para quem preferir apenas tomar banho de sol e apreciar a mata tropical no horizonte, há espreguiçadeiras espalhadas por toda a praia artificial. Aqueles que querem exclusividade também podem alugar um balé balé – cabanas com atendimento VIP.
Para toda a família
O complexo da praia artificial, com 4,5 mil metros quadrados, se soma a um conjunto de outras piscinas termais do Mabu Resort. Mas o relaxamento nas águas mornas é apenas uma das atrações de um hotel que tem opções de lazer para todas as idades.
No Mabu, os pais não precisam se preocupar com os filhos. A equipe de recreação cuida deles o dia inteiro. O maior atrativo para os pequenos é o parque temático do Sítio do Pica-Pau Amarelo, onde a criançada pode conhecer os personagens de Monteiro Lobato no laboratório do Visconde, na caverna da Cuca, na horta da Narizinho, no cantinho da Emília e na casa da Dona Benta. O resort oferece uma série de outras diversões para a criançada: minifazenda, pescaria, oficinas de arte, brinquedoteca… para os jovens, atividades como tirolesa sobre um lago, paintball, jogos de salão e esportes.
Ao todo, são 362 apartamentos, localizados nas alas Cataratas e Tropical; e quatro restaurantes, que oferecem da culinária caseira à asiática, passando pela cozinha mediterrânea e italiana. O resort oferece ainda serviços voltadas ao bem-estar, como massagens; hidromassagens cobertas; terapias vibracionais, psicotrônica e com pedras quentes; saunas seca e úmida; ofurô; exercícios como yoga e tai-chi-chuan, academia e salão de beleza.
*O jornalista viajou a convite do Mabu Thermas Grand Resort.