Turismo

Veja os melhores serviços de entretenimento a bordo no mundo

Anna Carolina Amaral, especial para a Gazeta do Povo
26/07/2016 20:30
Thumbnail
Há 12 anos consecutivos como vencedora na categoria “Melhor Sistema de Entretenimento de Bordo Mundial”, no Skytrax World Airline Awards, a Emirates atribui esse reconhecimento ao “ice Entertainment System” –, que é considerado líder de mercado e conta com 2.689 canais à disposição dos passageiros – incluindo 90 deles totalmente dirigidos às crianças. O serviço disponibiliza lançamentos do cinema, programas de TV, série de comédia, TV ao vivo (incluindo canais esportivos com a cobertura da Olimpíada Rio – 2016) música e jogos de computador.
Com o objetivo de manter a liderança quando o assunto é entretenimento a bordo, em 2016 a Emirates lança o primeiro amenity kit interativo do mundo na classe econômica. Os novos kits utilizam a tecnologia de Realidade Aumentada (Augmented Reality, AR) para disponibilizar conteúdo em dispositivos móveis. As bolsas dos kits contam com estampas que incorporam as cores e os padrões de seis regiões do globo (Austrália/Ásia, América Latina, Oriente Médio, África, Europa e Extremo Oriente), e o design da peça do Oriente Médio, em particular, apresenta caligrafia árabe desenvolvida pelo artista Tagelsir Hassan, dos Emirados Árabes Unidos.
Os kits incluem artigos elaborados para proporcionar mais conforto em voos de longa distância, incluindo uma máscara para os olhos, tampões para os ouvidos, meias, escova e creme dental. As bolsas são de neoprene – um tecido resistente à água – e foram especialmente desenvolvidas para serem reutilizadas após o voo, por exemplo, para armazenar cosméticos ou artigos de papelaria.
Ao baixar o aplicativo de telefonia móvel Blippar e usá-lo para escanear o código do kit, os passageiros farão o desbloqueio de um mundo de entretenimento nos seus dispositivos móveis, com conteúdos exclusivos, incluindo atividades e dicas de saúde para uma viagem mais confortável e relaxante. O material produzido será continuamente atualizado a cada seis meses.
Os amenity kits estarão disponíveis em rotas selecionadas de longa distância e em todas as rotas de “ultralonga distância” a partir de agosto.
LEIA TAMBÉM
Outras aéreas também têm investido nos serviços de entretenimento a bordo, confira alguns deles:
Leitura em dia: antes de embarcar no voo os passageiros que voam Qantas podem fazer o download do PressReader app, que oferece ao usuário 12 horas de downloads gratuitos de mais de 3 mil jornais e revistas para ler durante o voo.
Veja o vídeo com o passo a passo:
Tecnologia 3D: a Singapore Airlines foi a primeira aérea a oferecer jogos em 3D onde os passageiros podem jogar um contra o outro durante o voo. Os jogos foram adicionados a plataforma de entretenimento da companhia, chamada IFE. A grande estrela do serviço é a série de games Worms, disponível exclusivamente na aérea, que também oferece simulações de golfe, futebol, e corridas de Fórmula 1.
Networking a bordo: muitas vezes as pessoas sentadas ao seu lado durante o voo são o melhor da viagem. Com isso em mente os executivos da companhia holandesa KLM desenvolveram o Meat and Seat, que usa informações do Facebook, Google + ou Linkedin dos passageiros para que eles se conectem durante o voo. O serviço precisa ser autorizado pelo passageiro, uma vez que suas informações estarão disponíveis no mapa de assentos, para que ele possa escolher alguém para sentar ao seu lado ou ser escolhido para sentar ao lado de alguém. Para facilitar o processo o passageiro pode receber o mapa de assentos até três dias antes do embarque via e-mail.
Meat and Seat, aplicativo da KLM, para networking a bordo. Foto: Divulgação
Meat and Seat, aplicativo da KLM, para networking a bordo. Foto: Divulgação
Acesso wi-fi
A conectividade é um dos serviços mais buscados por milennials, em todo o mundo, e não é diferente quando o assunto é voar. Os passageiros querem acessar e-mails e navegar pela internet durante suas viagens. Desde 2015 aéreas nacionais e internacionais tem se preparado para oferecer esse tipo de serviço, bem como buscado autorização com os órgãos responsáveis pelo tráfego aéreo para garantir a segurança dos passageiros.
O acesso wi-fi global ilimitado e gratuito já é oferecido por algumas companhias como: Emirates, JetBlue, Norwegian, Turkish Airlines, Air China, Philippine Airlines, Hong Kong Airlines and Nok Air. Mas a grande maioria das empresas tem cobrado um wi-fi pass para conceder o acesso à internet global a seus passageiros durante o voo. Na Delta Airlines, por exemplo, esse passe pode ser adquirido por valores a partir de US$ 2.
Avião da Delta Airlines com wi-fi. Foto: Divulgação
Avião da Delta Airlines com wi-fi. Foto: Divulgação
A GOL será a primeira companhia aérea brasileira a oferecer acesso wi-fi à internet durante o período de voo, com conexão via satélite. Além de acesso a e-mails, sites e redes sociais, a solução permitirá ainda o acesso a canais de televisão ao vivo e incluirá programação por streaming com filmes, desenhos, séries e jogos, conteúdo pay-per-view, músicas e mapa de voo. Todo conteúdo online e offline poderá ser facilmente acessado por meio de um dispositivo móvel do próprio cliente, que pode ser um celular, tablet ou notebook.
Uma alternativa para o wi-fi global, que já está disponível nos voos nacionais, são as plataformas personalizadas, que permitem que o usuário acesse o sistema de entretenimento a bordo de seu smartphone, tablete ou notebook. O LATAM Entertainment, por exemplo, oferece um sistema onde o passageiro baixa o app em lojas virtuais antes de embarcar e depois tem acesso a 50 filmes e 42 episódios de séries, além do mapa do voo. Implementando em suas frotas domésticas (Airbus A321, A320, A319 no caso da TAM), traz um conteúdo que fica armazenado no servidor do sistema.