Turismo

Colônia Witmarsum: uma viagem no tempo a 60 km de Curitiba

Redação
31/10/2017 10:17
Thumbnail

(Foto: Daniel Caron / Gazeta do Povo)

A Colônia Witmarsum, na cidade de Palmeira, é uma verdadeira viagem no tempo a apenas 60 quilômetros de Curitiba. Os traços germânicos na arquitetura e nos costumes desta pequena comunidade de cerca de 2 mil moradores fazem o visitante se sentir na Europa.
O turismo ainda é uma atividade recente, mas vem ganhando força e se tornou uma boa opção para visitantes da capital no próximo feriado.
É possível percorrer a cidade à pé para observar a arquitetura típica, conhecer igrejas, visitar o comércio local e provar as iguarias locais, que incluem cafés coloniais e pratos tradicionais como o eisbein (joelho de porco), chucrute e salsichas, além de participar de atividades de turismo rural. Recentemente, a colônia também começou a produzir cervejas artesanais, que são servidas em restaurantes locais, quiosques e no mercado da cooperativa.
A colônia terá uma Feira de Natal nos dias 4 e 5 de novembro, no Centro Cultural Social e Recreativo Witmarsum-Park (R. David Nikkel, s/n.º). Das 14 às 22 horas, haverá venda de artesanato local, peças de decoração natalina importadas da Alemanha, bolachas, bolos natalinos e outros alimentos e bebidas.
Confira outros destaques:
1. Museu Histórico
(Foto: Daniel Caron)
(Foto: Daniel Caron)
Com cerca de 800 visitantes mensais, o Museu Histórico de Witmarsum tem testemunhos do início da colônia e informações sobre as famílias menonitas que começaram a colônia. O museu foi montado na casa da Fazenda Cancela, comprada pelas famílias que vieram de Santa Catarina na década de 1950. O museu fica na Avenida Colonia Witmarsum, s/n.º e abre aos sábados e domingos, das 14h às 17h, e em feriados, em horário a confirmar. Visitas durante a semana precisam de agendamento. Mais informações: (42) 3254-1347 e (42) 9 8403-7075.
2. Restaurante Bauernhaus
Além do buffet de comida alemã, o restaurante tem uma chácara que oferece atividades de turismo rural. O restaurante abre nos sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 15h. A chácara funciona a partir das 8h. O Bauernhaus fica no km 549 da BR 376, sentido Ponta Grossa. Mais informações: (42) 3254-1112, (41) 9831-0600 e contato@bauernhaus.com.br.
3. Confeitaria Kliewer
Uma das confeitarias da Colônia Witmarsum. Foto: divulgação.
Uma das confeitarias da Colônia Witmarsum. Foto: divulgação.
Começou com um casal de professores que buscava um complemento de renda com a venda de biscoitos e pães. Aos poucos o negócio aumentou e virou uma confeitaria movimentada, que abre todos os dias — incluindo finais de semana e feriados. O café colonial funciona das 8h às 17h e custa R$ 38 durante a semana e R$ 40 nos finais de semana e feriados. A venda de doces e salgados por unidade funciona até às 18h. A confeitaria tem espaço para crianças. A Kliewer fica na Av. Pres. Ernesto Geisel, 2.817. Mais informações: (42) 3254-1278.
4. O que comprar
Além de ser a terra do queijo e do leite, Witmarsum tem lojas de artesanato (local ou importado da Alemanha) e de produtos coloniais como compotas, bolos, biscoitos, doces, conservas, artesanato, frutas e legumes. Há Feira Gastronômica todos os sábados, das 9h às 12h, em frente à Cooperativa Witmarsum (Av. Pres. Ernesto Geisel, s/n.º).
5. Como chegar
Para chegar a Witmarsum, siga pela BR-277 até a altura do posto policial de São Luiz do Purunã e pegue um dos acessos à colônia, que são sinalizados. A viagem dura cerca de 1h15. Mais informações: (42) 9 8403 7075 e na página do Facebook Turismo Colônia Witmarsum.
LEIA TAMBÉM