Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade

Rodolfo Bhrer/Gazeta do Povo

Rodolfo Bhrer/Gazeta do Povo / O casal Danielle e Ivan: em busca de novos sabores de cerveja O casal Danielle e Ivan: em busca de novos sabores de cerveja
Consumo

Cerveja: o teste do consumidor

A incorporao de cervejas estrangeiras por companhias brasileiras fez crescer a oferta de bebidas especiais nas gndolas dos supermercados. O desafio agora desenvolver o paladar dos apreciadores da boa e velha loura gelada

Publicado em 01/03/2009 |
  • Comentrios

medida em que o espao destinado s cervejas especiais expandido nos supermercados, fabricantes e distribuidores tentam desvincular o produto do cenrio de beira-de-praia. A ideia criar um novo consumidor que enxergue na bebida algo a mais do que sua capacidade refrescante. O Viver Bem props a um tpico bebedor de cervejas tradicionais sair da rotina e encarar diferentes marcas das gndolas. O empresrio Mrio Rodrigo Ofenbock, 32 anos, topou o desafio. Consumidor cativo, Mrio conta que bebe cerveja at em dias da semana quando est muito calor. Eu gosto muito de cerveja, mas apesar de no ser fiel a uma nica marca, sempre escolho as nacionais mais antigas, que consumo desde os 20 anos, conta.

Ao chegar ao supermercado, o empresrio se deparou com uma seleo de cervejas especiais que nunca tinha provado. J experimentei algumas cervejas diferentes na Europa, quando estive na Alemanha, Blgica e Espanha. Mas no pensava em continuar bebendo essas cervejas aqui no Brasil, diz. Pronto para o desafio, era chegada a hora da degustao. Quem conta o resultado o prprio Mrcio. Experimentei a alem Lowenbrau, a brasileira Cerpa, a Stella Artois e a Hoegaarden, belga. As duas ltimas me agradaram mais. A Hoegaarden bem doce, diz. Ao responder se vai mudar seus hbitos de consumo ele fica em dvida. Pode ser que eu compre uma ou outra para variar.

Fotos: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Fotos: Albari Rosa/Gazeta do Povo / Consumidor das nacionais, Mrio Rodrigo topou o desafio do Viver Bem e conheceu novos rtulos Ampliar imagem

Consumidor das nacionais, Mrio Rodrigo topou o desafio do Viver Bem e conheceu novos rtulos

Variedade estimula novas formas de degustar

O consultor cervejeiro da rede Wal-Mart Supercenter da regio sul, Sady Homrich, o curador do projeto Extra-malte, que rene, no Rio Grande do Sul, cervejeiros para um bate-papo mensal sobre a bebida. Ele tambm engenheiro qumico e baterista da banda Nenhum de Ns e nos conta um pouco sobre o mercado cervejeiro no pas.

Leia a matria completa

Mas h quem experimente e vire f de carteirinha. A assessora sindical Danielle Portela e o marido Ivan Rodolfo Lopes, ambos com 27 anos, j abriram as portas e a geladeira para as cervejas especiais e deram incio a uma confraria de cerveja. O Ivan chefe de cozinha, ento entende bastante de cervejas especiais. Assim que experimentamos os novos sabores de cerveja, j gostamos e na primeira reunio da confraria tivemos 10 amigos presentes. Todos com o objetivo de ampliar o conhecimento, diz. A prxima reunio da confraria j est marcada para o prximo ms.

O caminho at a prateleira

Os supermercados no teriam espao para ofertar ao consumidor todas as cervejas especiais produzidas hoje. Por isso, necessria uma triagem para selecionar quais produtos estaro venda. Na rede Po de Acar, o gerente comercial do departamento de cervejas e refrigerantes Fbio Rodrigues um dos responsveis por essas escolhas. Segundo ele, todos dos dias novos produtos tentam ser comercializados pelo supermercado. Mas um longo caminho at que o consumidor os encontre nas gndolas. So feitas anlises comerciais e tcnicas do produto e do fabricante. Estudamos se o produto tem qualidade, se produzido dentro das normas, se a empresa tem capacidade de atender a demanda da rede e se haver aceitao do pblico. Para isso, so feitas visitas fbrica e testes de mercado, conta. At que a cerveja passe a ser encontrada em todas as lojas da rede, existem outras etapas. So feitas aes promocionais, degustaes e at eventos com mestres cervejeiros para ensinar como consumir o produto e explicar a diferena entre as cervejas vendidas. medida que o produto vai tendo boa aceitao nas lojas em teste, sua distribuio vai sendo expandida, explica

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposio com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, voc recebe o jornal em casa, tem acesso a todo contedo do site no computador, no smartphone e faz o download das edies da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por ms no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      S o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao contedo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edies no tablet - um novo jeito de ler jornal onde voc estiver.

      CLIQUE E FAA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      publicidade