• Carregando...
Homeschooling foto criado por gpointstudio – br.freepik.com
Homeschooling foto criado por gpointstudio – br.freepik.com| Foto: Criado por gpointstudio - br.freepik.com

Que a família e a escola têm papel essencial na formação integral do ser humano, no aspecto cognitivo, na construção dos valores, do caráter e da personalidade, ninguém questiona. O fato é que família e escola se complementam na desafiadora tarefa de educar.

Mas no dia a dia corrido de boa parte das famílias (e da sala de aula) pode haver uma certa dificuldade no acompanhamento do processo ensino-aprendizagem e no atendimento às curiosidades e anseios das crianças.

Explico: há alguns anos, durante minha pesquisa de mestrado, perguntei aos professores o que faziam quando os alunos perguntavam algo que não era exatamente referente ao assunto da aula, como um conteúdo midiático, por exemplo. Um comentário sobre uma notícia que impactou, uma cena da novela ou uma simples publicidade. A maior parte dos professores respondeu que não dava vazão à pergunta para não desvirtuar o objetivo da aula.

Não fiz a mesma pesquisa com as famílias, mas devo admitir que tendo a achar que poucos pais têm tempo de dar atenção às inúmeras curiosidades que brotam da cabecinha fértil dos pequenos. Como professora na educação infantil, momento de vida em que as crianças são muuuuito curiosas, ouvi perguntas difíceis de responder. E me dei conta dessa “saia justa” quando questionada por crianças de 3, 4 anos sobre temas bastante profundos e com os quais elas se deparam cotidianamente. “Profê, porque tem gente dormindo na rua?” “Prô, porque a gente corta as árvores se a natureza é nossa amiga?” “É verdade que não existe Papai Noel?” E por aí vai.

É… pode parecer simples, mas não há respostas simples para perguntas complexas. E quem convive com crianças sabe muito bem do que estou falando.

Recentemente, pensando em dar uma mãozinha para que pais e professores saibam como lidar da melhor forma com as dúvidas das crianças, a RPC, por meio de seu projeto Televisando, lançou o “Conexão Família-Escola”, cujo nome é autoexplicativo. Uma solução que concentra, em um só espaço, conteúdos e dicas pedagógicas (para professores) e educativas (para famílias), que prometem não deixar mais os pequenos sem resposta. Mas os ganhos vão além:

  • Estudantes/filhos mais autoconfiantes;
  • Desenvolvimento de autonomia, cidadania e responsabilidade para as crianças;
  • Valorização do aprendizado e, por consequência, da educação;
  • A família tem a oportunidade de contribuir com a educação das crianças dentro e fora de casa;
  • Ampliação do diálogo;
  • Inovação e criatividade fortalecidas e muito mais!

Te convido a conhecer o Conexão Família-Escola através do link http://especiais.televisando.rpc.redeglobo.globo.com/conexao-familia-escola/ e a valorizar inciativas como essa. Afinal, sabemos a força que família e escola juntas podem ter para transformar a educação das nossas crianças e do nosso país. O conteúdo de junho já está disponível e trata de temas relacionados ao meio ambiente!

Ana Gabriela é Pedagoga, Doutora em Educação, educomunicadora e Superintendente do Instituto GRPCom. Escreve para o Blog Educação e Mídia, do jornal Gazeta do Povo, e é colunista no Programa Causando, da Rádio 98 FM. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]