• Carregando...
Saúde e acolhimento andam de mãos dadas
| Foto: Freepik

Apesar de contarmos com o Sistema Único de Saúde (SUS) e diversos projetos voltados à prevenção e ao tratamento precoce de enfermidades, sabemos que pacientes – especialmente os oncológicos – e seus familiares enfrentam muitos desafios que vão além do atendimento nos hospitais, especialmente quando os obstáculos envolvem despesas. Por esse motivo, iniciativas como a do GAMA fazem tanta diferença!

A Associação dos Amigos de Prevenção do Câncer, também conhecida como GAMA (grupo de apoio a mama), é uma instituição do terceiro setor com sede na cidade de Pato Branco. Fundada em 2006, a associação tem por objetivo dar apoio às pessoas com câncer e outros agravos, bem como aos seus acompanhantes, que, por morarem em outras cidades, não têm recursos financeiros para realizarem ou manterem seus respectivos tratamentos em Pato Branco.

O GAMA oferece serviços de hospedagem, refeição e transporte para o hospital, tudo isso de forma totalmente gratuita e contando com o apoio de voluntários. Em 2012, a OSC inaugurou sua sede atual, um espaço físico conhecido como Casa de apoio Gama, que conta com 44 leitos (sendo 11 apartamentos), equipados com banheiros, disponíveis para atendimento e acolhimento dos pacientes oncológicos.

Durante o tratamento, pacientes e acompanhantes podem ficar hospedados nos leitos e em dormitórios, recebendo cinco refeições diárias, material de limpeza e higiene pessoal, além do serviço de transporte da casa para os hospitais. Com o apoio do GAMA, diversos pacientes conseguiram manter o tratamento de câncer e outros agravos em Pato Branco, apesar das dificuldades financeiras, e tiveram uma experiência mais amena graças aos serviços e ao acolhimento da instituição.

Em 2018, a associação inaugurou a Lavanderia do GAMA, uma lavanderia industrial criada com o objetivo de garantir a manutenção dos serviços prestados à comunidade. A iniciativa foi tão bem-sucedida que em 2019 o GAMA recebeu o Prêmio Impulso na categoria “Captação de recursos”. Acompanhe as ações do grupo através das redes sociais: Facebook e Instagram.

Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook e Instagram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]