Paisagismo

Muros verdes (e com flores)

04/08/2023 14:18
Thumbnail
Muros, paredes e grades podem se tornar elementos indesejáveis esteticamente no paisagismo. Existem muitas boas ideias para integrar esses itens ao projeto, que vão muito além de pintura e revestimentos. Aqui, sugiro as plantas como uma solução inteligente e bonita para esses ambientes, trazendo volume, cor e muitas flores.
Confira 5 espécies de plantas trepadeiras que podem ser colocadas em muros, grades, treliças e pergolados.

Tumbérgia (Thumbergia grandiflora)

De crescimento rápido e vigoroso, a tumbérgia é uma excelente opção para muros e grades onde possam se apoiar para crescer. Suas flores roxas são chamativas e se abrem ao longo de todo ano. Podem chegar até seis metros de altura, por isso são uma boa opção para cobrir muros e paredes altas. Para mantê-la em tamanho adequado ao ambiente, é preciso podar seus ramos durante o inverno, assim se estimula a floração para a estação seguinte.

Alamanda (Allamanda cathartica)

Mais uma planta nativa brasileira, com flores amarelas que se abrem ao longo do ano todo, mas mais intensamente durante a primavera e o verão com as temperaturas mais altas. A alamanda é bastante utilizada em pergolados e caramanchões, por conta de seu crescimento vigoroso, que pode atingir até 8 metros de altura. Também é uma ótima opção para cerca viva e como cobertura em grades e muros.

Flor-de-São-Miguel (Petrea volubilis)

É uma planta nativa brasileira e encanta com suas flores roxas! Pode crescer até 12 metros de altura e tem um efeito lindo em pérgolas e caramanchões, especialmente quando está em floração, durante a primavera. A flor-de-São-Miguel prefere temperaturas mais amenas, mas pode tolerar geadas fracas e temperaturas mais baixas.

Jasmim-dos-poetas (Jasminum polyanthum)

Uma planta clássica e delicada para pergolados, com flores brancas e muito perfumadas, o jasmim-dos-poetas tem crescimento vigoroso e cresce rapidamente em condições ideais: plantada em solo bem drenável a pleno sol e com regas frequentes. Para florescer, precisa de temperaturas mais amenas, então sua época de floração é no outono e inverno até a primavera.

Glicínia (Wisteria sinensis)

Conhecida como planta do amor, a glicínia floresce de forma magnífica e muito perfumada! Suas flores roxas aparecem na primavera depois de passar pelas temperaturas baixas do inverno e perder todas ou quase todas as suas folhas, já que é uma planta caducifólia. É justamente no inverno a melhor época para podas, quando a planta reduz seu metabolismo e crescimento. Além disso, ela é bastante tolerante a geadas e temperaturas baixas. A glicínia é uma planta de crescimento bastante vigoroso e suas raízes podem ser agressivas, por isso, por segurança, não a plante próxima de piscinas e tubulações.