• Carregando...
Seminário Expedição Agricultura Familiar em Curitiba. 18 de fevereiro de 2020.
Agricultores familiares mostraram seus produtos durante o Seminário, em Curitiba.| Foto: Jonathan Campos

A agricultura familiar reúne o maior número de produtores rurais no Brasil. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somente no Paraná, 75% das propriedades destinadas ao agronegócio (228.888 propriedades) adotam esse modelo de produção.

O setor tem se organizado e protagonizado uma “revolução silenciosa” nas lavouras nacionais, tendo esse tema sido foco do primeiro Seminário da Expedição Agricultura Familiar 2019/2020 - Agronegócio Gazeta do Povo, realizado nesta terça-feira (18), na sede da Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná), em Curitiba.

Expedição Agricultura Familiar realiza em março mais quatro Seminários sobre o tema, em Manaus (AM), Tubarão (SC), Natal (RN) e Vitória (ES).
Expedição Agricultura Familiar realiza em março mais quatro Seminários sobre o tema, em Manaus (AM), Tubarão (SC), Natal (RN) e Vitória (ES).| Foto: Jonathan Campos

O evento contou com a presença de diversos representantes do poder público e do agronegócio como o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, do secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, do secretário de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Luiz Dâmaso Gusi, do superintendente da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Paraná, Cleverson Freitas, entre outras autoridades.

Seminário reuniu representantes de entidades do setor público e privado no debate da Agricultura Familiar
Seminário reuniu representantes de entidades do setor público e privado no debate da Agricultura Familiar| Foto: Jonathan Campos

Para o presidente da Fetaep, Marcos Junior Brambilla, a agricultura familiar precisa estar no foco do poder público para continuar crescendo e gerando receitas e empregos no campo brasileiro.

“O nosso compromisso é de levar à frente as lutas e estamos conseguindo graças aos grandes parceiros. Que possamos ter dentro do estado do Paraná a continuidade de ações dessa forma, porque assim fica um trabalho mais leve para o setor”, pontuou Brambilla.

Marcos Brambilla, presidente da Fetaep: agricultura familiar precisa estar no foco do poder público para continuar gerando receitas e empregos.
Marcos Brambilla, presidente da Fetaep: agricultura familiar precisa estar no foco do poder público para continuar gerando receitas e empregos.| Foto: Jonathan Campos

Aproximação com o consumidor

O consumidor mundial tem voltado seus olhos para produtos que reúnem qualidade e também a sustentabilidade em seus processos. Por isso, a agricultura familiar tem um grande nicho de consumo para sua produção, mas ainda esbarra na dificuldade de colocar suas mercadorias no varejo.

“O produtor deve buscar parcerias para criar uma identidade em seus produtos, aliando os valores familiares a essa marca. O Sebrae disponibiliza um serviço de auxílio aos agricultores, no qual 70% do valor para a criação dessa identidade é pago pela instituição”, explicou a gestora da regional leste do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Maria Isabel Rosa Guimarães.

Em Curitiba, a secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional tem como um de seus focos a integração da produção familiar nos municípios da região metropolitana com o varejo nessas localidades, auxiliando também a melhorar a alimentação da população.

“A região metropolitana de Curitiba tem 34 mil agricultores familiares, além de um mercado de 3,8 milhões de consumidores. Somente em Curitiba, 66,82% da população entre 20 e 59 anos está com excesso de peso e 34,37% com obesidade, sendo que nossa média de consumo de frutas e hortaliças por dia é de 170g, enquanto a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda 400g”, explicou o secretário Gusi.

"Curitiba e RMC tem 34 mil agricultores familiares, além de um mercado de 3,8 milhões de consumidores".  Luiz Gusi, secretário de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba.
"Curitiba e RMC tem 34 mil agricultores familiares, além de um mercado de 3,8 milhões de consumidores". Luiz Gusi, secretário de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba. | Foto: Jonathan Campos

Seminários continuam pelo Brasil

Após percorrer mais de 35 mil quilômetros por 12 estados do Brasil, a Expedição Agricultura Familiar irá realizar mais quatro seminários pelo país, fomentando o debate regional entre os produtores familiares.

A próxima edição do seminário será em Manaus (AM), no dia 10 de março, seguido por edições em Tubarão (SC), 20 de março, Natal (RN), 24 de março, e Vitória (ES), 31 de março.

A Expedição Agricultura Familiar é uma realização do Agronegócio Gazeta do Povo e Sistema Confea/CREA, e conta com o apoio do Sicredi - cooperativa de crédito, da Fetaep - Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná, e apoio institucional da FAO/ONU, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.

Aula show, durante o Seminário sobre Agricultura Familiar em Curitiba
Aula show, durante o Seminário sobre Agricultura Familiar em Curitiba| Foto: Jonathan Campos
Autoridades e realizadores abrem Feira de produtos da Agricultura Familiar, que fez parte da programação do evento.
Autoridades e realizadores abrem Feira de produtos da Agricultura Familiar, que fez parte da programação do evento. | Foto: Jonathan Campos
Visitação na Feira que mostrou produtos da agricultura familiar do Paraná.
Visitação na Feira que mostrou produtos da agricultura familiar do Paraná.| Foto: Jonathan Campos

Veja esta e outras notícias sobre Agricultura Familiar aqui no agrifamiliar.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]